sábado, 28 de fevereiro de 2015

Marcinho recebe Ministro em Xapuri

O ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi visitou áreas atingidas pela cheia do Rio Acre  em Xapuri na manhã do dia 27 de fevereiro acompanhado  de vários dos três senadores acreanos, Deputados Federais, estaduais e do Governador Tião Viana.

Na recepção ao Ministro, Marcinho falou da situação em que o município se encontra apresentando os dados desta que é a maior cheia do Rio Acre em Xapuri, depois se dirigiram até a rua Benjamim Constant onde puderam ver parte do centro da cidade submerso pelas águas.

O ministro prometeu ajuda emergencial com auxilio para abrigar as famílias que perderem suas casas, cestas básicas, remédios e colchões.


Em sua fala Gilberto Occhi pediu que logo que as águas baixem a Prefeitura e o Governo do Estado preparem um levantamento das casas atingidas para que possam ser construídas ou recuperadas através do programa do Governo Federal Minha casa minha vida, se comprometendo a construir 200 casas em Xapuri, o prefeito Marcinho Miranda está otimista e disse que tem um projeto elaborado para ser apresentado ao Governo Federal para construção de casas populares, “temos um projeto elaborado para construção de casas populares, vamos  apresentá-lo para o Ministro  e esperamos que seja atendido com urgência para tirarmos essas famílias desse sofrimento” em Xapuri famílias que perderam suas casas na ultima alagação de 2012  até hoje vivem de aluguel social.

Prefeitura de Xapuri realiza pagamento dos servidores

Na ultima sexta-feira dia 27 a Prefeitura  de Xapuri realizou o pagamento do servidores municipais.

Em meio ao caos que o município vem passando com a alagação do Rio Acre, vários pontos da cidade alagado com centenas de famílias desabrigadas, a secretaria de Administração  que é responsável pela confecção da folha de pagamento de Xapuri também foi atingida pela cheia assim como  o Banco do Brasil responsável pela maior parte dos pagamentos do município.


“Mesmo com toda dificuldade que nosso município vem passando com essa grande cheia que estamos enfrentando estamos honrando nosso compromisso com nossos servidores” disse o prefeito Marcinho Miranda. 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Xapuri Amplia horário de atendimento na UBS

A Unidade Básica de Saúde  Dr. Felix Bestene Neto  localizada na rua Coronel Brandão está funcionando desde o dia 24 de fevereiro até as 22 horas.
Os atendimentos estão acontecendo normalmente na unidade e a medida foi tomada depois da desocupação do Hospital Epaminondas Jácome atingido pelas águas do Rio Acre  e que hoje  se encontra instalado parte no IFAC e na Unidade Básica de Saúde do Pantanal.
“ Estamos ampliando o nosso atendimento da unidade central para ajudar a diminuir as demandas que chegam até o hospital” disse o prefeito Marcinho Miranda. 

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Fotos de Xapuri

\

Rio Acre chega a marca de 16:38m e desabriga 200 famílias em Xapuri.

A Defesa Civil está retirando famílias das áreas alagadas, o bairro Braga Sobrinho (bairro da Bolívia) já está sem acesso pela ponte, desde ontem a tarde os trabalhos da Defesa Civil se intensificaram no bairro uma vez que os moradores se negavam a sair das suas casas e com isolamento do bairro muitas pessoas ficaram nervosas vendo suas casas serem alagadas, uma balsa está sendo usada para retirar os pertences dos moradores, ainda pela noite os prédios comerciais da rua 6 de Agosto começaram a ser desocupados, o hospital do município começou a ser desocupado sendo levado os doentes para o IFAC  e no posto de saúde do bairro do Pantanal o comando da Polícia Militar também foi retirado sendo abrigado na escola Divina Providência.


Estimava-se que 200 famílias já foram desabrigadas em Xapuri, às 8 horas da manhã o rio chegou a cota de 16:38 metros, mais ruas estão sendo atingidas pelas águas do Rio Acre através dos bueiros como a rua Dr. Batista de Morais no centro de Xapuri.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

36 Famílias já estão desabrigadas em Xapuri

Equipe da Defesa Civil Municipal está trabalhando para remover as famílias das áreas de risco. Pela manhã o prefeito Marcinho Miranda esteve reunido com toda equipe da prefeitura que está envolvida nas ações de remoção e acomodação destas famílias em casas de parentes e abrigos do município. Famílias na zona rural também já estão sendo retiradas das suas áreas, como aconteceu com duas famílias sendo uma retirada de barco e outra de caminhão no pólo Jiquiá. O rio Acre continua subindo em Xapuri e já mede 14:66m desabrigando 36 famílias que estão sendo alojadas em escolas da rede municipal e no ginásio coberto, a Defesa Civil tem elaborado um plano bem amplo de locais que se necessário poderão ser utilizados como Igrejas, pousadas e a loja Maçônica de Xapuri.

Prefeito Marcinho Miranda com Senador Gladson Cameli
Marcinho Miranda determinou que todos os trabalhadores da municipalidade se envolvam para ajudar as famílias atingidas e que todas que estão sendo retiradas possam ser assistidas por agentes da Secretária de Ação Social e Saúde. Ainda pela manhã o senador Gládson Cameli esteve em Xapuri prestando sua solidariedade ao prefeito e juntos visitaram as áreas alagadas de Xapuri e fizeram uma reunião para traçar um plano de ação no município.

Deputado Antonio Pedro visitou famílias na Major Salinas


O Deputado Estadual Antonio Pedro esteve na manhã deste domingo,  dia 22 de fevereiro, visitando famílias atingidas pela cheia do Rio Acre em Xapuri em especial na rua Major Salinas uma  das áreas mais atingidas de Xapuri.

Antonio Pedro que na ultima cheia do rio Acre em 2012 prestou solidariedade à população colocando seus veículos a disposição para transportar os pertences dos desabrigados mais uma vez vem ajudando as ações da prefeitura com seus caminhões e pessoal de apoio, “estou aqui pra prestar solidariedade ao nosso povo, na ultima cheia do rio vim ajudar não tinha nenhuma pretensão de ocupar cargo político, simplesmente vi que poderia ajudar nossos amigos e coloquei todos os nossos veículos da loja a disposição como assim estou fazendo mais uma vez, nossos veículos e nossos funcionários estão aqui ajudando, e vou levar a reivindicação da nossa população para Assembléia  Legislativa” Antonio Pedro ouviu da população o pedido da construção de casas populares pelo Governo Federal e Estadual além da construção da ponte da Sibéria.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Defesa Civil começa a remover famílias em Xapuri

A coordenação da Defesa  Civil municipal de Xapuri  emitiu alerta  na tarde deste sábado  dia 21 de fevereiro  após o Rio Acre atingir a cota de transbordamento  de 13:40m (treze metros e quarenta centímetros) desabrigando 8 famílias e deixando mais 8 famílias em alerta, de acordo com  o coordenador Joscíres Ângelo que está monitorando a cheia do Rio e os locais de possível alagamento  e desabamento na cidade essas outras famílias  deverão ser retiradas a qualquer momento caso o Rio Acre continue subindo como vem acontecendo nas ultimas horas.
 “Estamos monitorando esses locais desde o inicio do mês quando o rio começou a demonstrar que poderíamos ter  uma possível alagação, fizemos e estamos fazendo visita acompanhando essas famílias, temos famílias atingidas  na rua Major Salinas, 6 de Agosto, 17 de Novembro, na rua do Igarapé e no bairro da Bolívia”disse  Joscíres Ângelo Coordenador da Defesa Civil Municipal.
O prefeito Marcinho Miranda e o vice prefeito Ailton Menezes também estiveram  visitando  as áreas atingidas pela cheia, “estamos colocando toda nossa estrutura do município para ajudar essas famílias, já temos duas equipes montadas da Defesa Civil  que estão trabalhando com  carros de apoio, caminhões, barcos e equipe da Ação Social e Saúde para  atender essas famílias, estamos em alerta 24 horas trabalhando para reduzir o transtorno que essas pessoas estão passando” disse o prefeito Marcinho Miranda.
Na medição das 18 horas o Rio Acre continua subindo medindo 13:75m (treze metros e setenta e cinco centímetros), 8 famílias já haviam sido retiradas das suas casas e encaminhadas para casa de familiares e somente uma família foi encaminhada para o abrigo do município no ginásio de esporte.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Grande Publico prestigiou o carnaval popular

 O Carnaval Popular  realizado pela Prefeitura de Xapuri reuniu grande publico na praça São Gabriel nas cinco noites de folia.
 Apesar de muita chuva nas duas primeiras noites  e na ultima noite o povo compareceu em grande número abrilhantando o carnaval municipal.
Animados pelas bandas da cidade Frutos da Terra e Agytu’s o carnaval foi de tranquilidade para as pessoas de Xapuri e das cidades vizinhas que escolheram a cidade para aproveitar o feriado prolongado.

Parlamentar Xapuriense denuncia precariedade no sistema de saúde pública na região do Alto Acre

O parlamentar citou que devido à ausência das ambulâncias, em muitos casos, as vítimas acabam sendo socorridas por parentes ou amigos.

O sistema de saúde pública na região do Alto Acre, em especial Brasiléia e Epitaciolândia, vive no momento uma situação delicada. A falta de ambulâncias tem provocado grandes transtornos entre os moradores que necessitam de deslocamento especial por questões de saúde.

Apesar das diversas denúncias, nenhuma ação foi tomada por a Secretaria de Saúde, de Segurança e direção do SAMU. Diante dessa precariedade, o deputado Antônio Pedro (DEM) apresentou junto a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), indicações solicitando que o governo do Estado disponibilize ambulâncias para atender as demandas da referida região.

“Não podemos aceitar que naquela região não exista um carro apropriado para realização de resgate de vítima e transporte de pacientes. A situação é preocupante. Já apresentei uma indicação a Mesa Diretora da Aleac pedindo ao governo do Acre tome o mais rápido possível uma atitude quanto ao assunto”, declarou o deputado.

O parlamentar citou que devido à ausência das ambulâncias, em muitos casos, as vítimas acabam sendo socorridas por parentes ou amigos, o que pode agravar a situação do paciente.

“Pessoas sem nenhum tipo de preparo e sem nenhuma estrutura estão sendo obrigadas a resgatar vítimas. É preciso o governo tenha um olhar especial para esta situação e resolva essa situação”, frisou.

Antônio Pedro relata que no período de carnaval, essa cena foi corriqueira. “Em uma situação, uma maca foi disponibilizada e a vítima foi levada por uma camionete particular. Em outra, pessoas feridas tiveram que ser transportadas para o hospital em cima da carroceria da pick-up dos Bombeiros”, disse.

A estrutura física do hospital da cidade de Xapuri também é outra preocupação do deputado. De acordo com ele, os problemas estruturais daquela unidade de saúde estariam causando transtornos aos pacientes.

“Já falei desse problema várias vezes na tribuna da Casa Legislativa e até agora nada foi feito. Apresentei também uma indicação solicitando ao governador celeridade no processo de reforma daquele hospital. Os pacientes não aguentam mais tantos transtornos”, finalizou.