sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Curso de corte e costura termina na zona rural de Xapuri

Moradores do polo agroflorestal de Xapuri  participaram do curso de corte e costura.
O curso é fruto de uma parceria entre Senac , Prefeitura de Xapuri e associação do Polo encerrou na tarde desta quinta-feira dia 25 de setembro com um grande desfile das 98 peças que foram confeccionadas durante o curso, entre roupas infantis, adultos, fronhas e almofadas.
Os 17 alunos participaram mostrando seus produtos, o presidente da associação do polo Sr. Raimundo Pedro da Silva disse que é uma das reivindicações da comunidade   é  buscar capacitação para as pessoas, que elas possam aprender novas técnicas para melhorar a vida de cada família que morra no assentamento.
O representante da Prefeitura de Xapuri Sr. Salustiano Diogo, disse que a oferta de cursos em nossa cidade é um pedido do prefeito Marcinho Miranda que tem um compromisso muito grande com a melhoria da qualidade de vida da pessoas de nossa cidade, que participar de um curso como este pode mudar a vida de uma pessoa com a oportunidade de trabalhar.
Vários cursos estão acontecendo na zona urbana e rural de Xapuri e novos cursos começarão em breve, um deles é inseminação artificial.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Secretaria Municipal de Saúde realiza dia da Saúde da Mulher

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na ultima quarta-feira dia 24 de setembro um dia inteiro de atividades voltadas para a saúde da mulher na unidade de saúde do bairro do Pantanal.
Palestras DST/AIDS, conversas, coleta de preventivo (PCCU), consultas médicas, tratamento odontológico, testes rápidos  (HIV, sífilis, hepatites B e C) e teste de glicemia e aferição de P.A.
Para a Coordenadora do Programa  Saúde da Mulher enfermeira Agda Menezes, é muito importante a participação das mulheres para que possam melhor se cuidar, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte no mundo das mulheres por isso a prevenção é muito importante.
Na próxima segunda-feira a atividade irá acontecer na unidade de saúde do centro Dr. Féliz Bestene Neto e atenderá todo publico do centro da cidade e alunos da Universidade Federal do Acre.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Xapuri terá mais um canal de TV aberto

O canal de TV Novo tempo estará disponível em breve para toda cidade de Xapuri.
Representantes da igreja Adventista do Sétimo dia se reuniram com equipe da Divulgação Social da Prefeitura  de Xapuri onde firmaram uma parceria para instalação do canal.

O pastor Mario Sérgio representante da igreja falou sobre o canal, “é um dos canais de TV que mais tem crescido no Brasil, estamos instalando em vários municípios do Acre e aqui em Xapuri o apoio da prefeitura vai ser fundamental, temos uma programação diversificada voltada para família brasileira e para os ensinamentos de Deus, temos muitos programas educativos e tenho certeza que será muito útil para o povo de Xapuri”, a equipe da comunicação da prefeitura fechou os últimos detalhes que faltavam para que desse certo a parceria, “já há algum tempo buscamos parcerias para trazer novos canais abertos para Xapuri, nos reunimos com o pastor Mário Sérgio e com o Alexandre que já vinha conversando com o prefeito Marcinho para viabilizar a instalação desse canal de Tv em nossa cidade, e agora conseguimos fechar essa parceria que é muito boa para nosso povo, o transmissor da Novo Tempo será instalado na sede da Divulgação Social e ficará aos cuidados do município” disse Haroldo Sarkis, a prefeitura administra três canais de TV’s dos quais dois são concessões do município a Rede TV canal 02 e SBT canal 07 além da TV Bandeirantes canal 10 e agora receberá a TV Novo Tempo.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Prefeitura e Instituto Dom Moacyr capacitam pessoas em Xapuri

Na ultima sexta-feira dia 19 de setembro sete cursos foram encerrados em Xapuri.
Os cursos de Informações turísticas, maquiador,  manicure e pedicura, Salgadeiro, organizador de evento, depilador e panificação foram oferecidos na cidade e reuniu grande quantidade de pessoas.

A secretária municipal de Ação Social Elisângela Horácio disse que é uma grande satisfação está participando desse processo de capacitar de oferecer oportunidade para as pessoas, “ agradeço ao Marcinho e ao Ailton que me confiaram está a frente desta secretaria que é muito importante, por poder me preocupar com as pessoas com as famílias de nossa cidade, de ver que estamos no caminho certo, buscando através das parcerias oportunidade de qualificação para nossas pessoas, buscando renda, buscando qualifica-las . Quero parabenizar a vocês que estão hoje aqui , pessoas que vieram superando as dificuldades do dia-a-dia , algumas até trazendo crianças mais é muito válido o conhecimento que vocês vão levar pra vida de vocês e poderem agregar renda até um dia deixarem de precisar da bolsa família”, a Diretora Presidente do Instituto Dom Moacyr senhora Maria Rita disse que o instituto está de portas abertas para oferecer novos cursos  em Xapuri, que através da parceria Governo e Prefeitura muitos cursos poderão ser oferecidos ainda este ano em nossa cidade.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Obras geram empregos em Xapuri

Várias obras estão acontecendo em Xapuri, fruto de emendas parlamentares que chegaram para o município estão transformando a cidade em um verdadeiro canteiro de obras, gerando emprego e renda.

Nas ultimas semanas o prefeito Marcinho Miranda anunciou o inicio das obras do posto de saúde do bairro da Bolívia, onde foram gerados cerca de 20 empregos diretos durante as obras, nos últimos dias iniciou a obra das calçadas da rua 24 de Janeiro gerando cerca de 15 empregos, além das duas obras que começaram também está em andamento às obras da UPA do Laranjal onde trabalham 20 pessoas, também está em fase de conclusão a UPA da Sibéria, o prefeito Marcinho Miranda está muito otimista com a chegada dessas emendas para cidade, “estou muito feliz, estamos começando a colher frutos de um trabalho feito a muitas mãos, nós corremos atrás desses recursos em Brasília com nossos parlamentares e graças a Deus fomos atendidos e estamos começando a realizar, isso é muito importante para nossa cidade além de gerar emprego aquece  a nossa economia e anima nosso povo”, Marcinho falou de outras obras que iniciarão em breve como a reforma da Casa Branca, praça da juventude e da capela mortuária que iniciarão ainda este ano.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Parceria garante cursos na zona rural de Xapuri

Uma parceria entre a Secretaria de Ação Social e Senac garante capacitação de pessoas na zona rural de Xapuri.
O curso de corte e costura está sendo oferecido no polo do Entroncamento distante cerca de 11 km do centro de Xapuri e está capacitando 17 pessoas moradoras da comunidade.

A senhora Daniscléia Mendonça que além de moradora  do polo é secretária da associação dos moradores, disse que a realização do curso é um pedido antigo da comunidade, “nós queremos aprender novas coisas, não queremos abandonar nossos lotes e ir embora para cidade, nós gostamos de morar aqui e com as coisas que aprendemos melhoramos nossa renda e melhoramos nossa vida, quero agradecer a prefeitura através da Secretaria  de Ação Social por está nos atendendo com esse ótimo curso”, o curso tem carga horária de 140 horas aula.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

NutriSUS é implantado em Xapuri

Visando potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, está lançando a estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais). A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches.
Isso se justifica em função de estudos relevantes destacarem que entre as deficiências nutricionais, a anemia é apontada como um dos determinantes que prejudicam o desenvolvimento das crianças. Diante deste cenário, as crianças merecem especial atenção, devido ao alto requerimento de ferro, dificilmente atingido pela alimentação complementar. 
O Programa implantado pelo Ministério da Saúde implantado nas creches os saches de nutrição que são importados, os saches logo que sejam produzidos no Brasil serão implantados na pré-escola, Xapuri foi o único município da regional do Alto Acre que pactuou a realização de exames para um controle de verminose e anemia para controlar melhor a eficiência do uso dos saches.
Na ultima sexta-feira dia 12 foi realizada na creche Olhar de Criança a implantação do programa com a presença dos pais, da gestão da creche, do médico Dr. Orlando, do secretário municipal de saúde Alécio Miranda e da secretária municipal de educação Rosiany de Sá. Onde o médico explicou para os responsáveis como vai acontecer o acompanhamento da saúde de cada criança.

Prefeitura recupera iluminação do bairro da Bolívia

A Secretaria Municipal de Infraestrutura retomou o trabalho de recuperação da iluminação publica em Xapuri.

Na ultima quarta-feira dia 16 o bairro da Bolívia foi contemplado com a recuperação total das ruas do bairro, para o secretário de Infraestrutura esse trabalho não tem parado em nossa cidade, “é um trabalho que fazemos o ano inteiro, infelizmente não conseguimos fazer totalmente porque tem muitos lugares que colocamos as lâmpadas e os vândalos quebram,  e também com a oscilação da energia em nossa cidade com o acende a apaga da luz muitas lâmpadas são queimadas”, Neném Borges disse que o próximo bairro a ser contemplado é o bairro Hermínio de Melo.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Prefeitura de Xapuri recupera caminhão odontológico parado há 7 anos

Compromisso do prefeito Macinho Miranda em recuperar o caminhão odontológico que foi adquirido na gestão do Prefeito Wanderlei Viana,  fruto de um convenio  de n 307/2004 adquirido com recursos do Ministério da Saúde e poucas vezes foi utilizado até ser jogado em um terreno baldio ao lado da cede da municipalidade, onde ficou por cerca de sete anos sendo sucateado e se estragando sem mais servir ao povo xapuriense.
A gestão do ultimo prefeito passou sem que nenhuma medida fosse tomada para que se pudesse recuperar esse bem que seria de grande utilidade para servir na área da saúde tanto na zona urbana como na zona rural, o caminhão contem dois consultórios.
Marcinho desde 2013 vinha tentando em Brasília a regularização e a permissão para que se pudesse recuperar esse patrimônio publico.
“Haviam muitas histórias sobre esse caminhão, diziam que o prefeito que utilizasse o mesmo assumiria irregularidades que aconteceram em seu convenio e depois descobrimos que o caminhão constava para o Ministério da Saúde  como regular como se estivesse funcionando normalmente e se passaram sete que ele está parado se acabando” disse o Secretário Municipal de Saúde Alécio Miranda.

“Estamos devolvendo esse patrimônio publico à população de Xapuri,  mostrando para as pessoas que nós temos respeito pelo que é do povo, no inicio deste ano recuperamos um trator de esteira que passou os quatro anos da administração anterior  jogado dentro da mata, se acabando aos olhos do povo da zona rural  que não tem ramal para vir a cidade e vendo um trator ser comido pela floresta, e nós fomos lá resgatamos esse trator e hoje ele nos ajuda na recuperação de ramais e no nosso aterro sanitário, esse caminhão estava do mesmo jeito, se acabando, sucateado, faltando peças e nós com um pouco de boa vontade   e coragem gastamos pouco para recuperá-lo  e  ele está aqui hoje, sendo  devolvido a população que tanto carece de atendimento médico e odontológico principalmente nosso povo da zona rural, recuperamos os consultórios, os materiais odontológicos dele, o ar-condicionado, o motor do caminhão  e vamos começar a leva-lo para onde  o povo precisa ser atendido por um médico” disse o prefeito Marcinho Miranda.

O caminhão odontológico foi entregue na ultima sexta-feira dia 12 e já foi utilizado em uma ação em parceria com Exército Brasileiro durante o final de semana, a Secretaria Municipal de Saúde estão elaborando um calendário de atendimento as comunidades da zona rural para que a unidade móvel possa ser inserida nos atendimento que acontecem mensalmente nas comunidades.

domingo, 14 de setembro de 2014

Marcinho Miranda inaugura unidade de saúde em Xapuri

O prefeito Marcinho Miranda inaugurou na tarde da ultima sexta-feira dia 12 de setembro a unidade de saúde Dr. Félix Bestene Neto que fica localizada no centro de Xapuri.
Na ocasião aconteceu uma ação cívica social do Exercito Brasileiro na sexta e no sábado que ofereceu atendimento médico na área de pediatria, clinico geral, psicólogo e atendimento odontológico.
Marcinho Miranda falou da atenção que sua administração tem com a saúde, “desde 2013 estamos trabalhando para melhorar nossas unidades de saúde, ampliamos a unidade do mutirão e a unidade do Pantanal, equipamos com melhores equipamentos, mobília, medicamentos e buscando sempre a melhor satisfação e acomodação para aqueles que buscam por um atendimento de saúde, mais sabemos que tudo isso não é nada se nossos profissionais  também não estiverem motivados e atenderem bem nosso povo e é isso que peço a vocês, que atendam bem as pessoas que procuram por atendimento” Marcinho também falou da reforma da unidade que está sendo entregue, “esse nosso posto de saúde passa-se a chamar unidade básica de saúde, e junto a ela vamos entregar daqui uns dias a nossa UPA da Sibéria que será uma das maiores do nosso município, começamos na semana passada a ampliação da unidade de saúde da Bolívia e a nossa UPA da rua do Ibama está a todo vapor a construção, já temos em nossa secretaria todo material para equipar essas unidades que estamos ampliando e construindo, são mais de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) em equipamentos comprados e pagos que colocaremos assim que estejam prontas”.

A unidade de saúde Dr. Félix  Bestene Neto é a unidade que concentra o maior numero de atendimentos na cidade e atende a população de segunda a sexta-feira  das 7:30  as 17:00.
O prefeito de Epitaciolândia  André Assem esteve presente na cerimonia e parabenizou Marcinho pela atenção que tem dado a saúde de Xapuri.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Centro de saúde Dr. Félix Bestene Neto será inaugurado em Xapuri

O prefeito Marcinho Miranda e o vice – Prefeito Ailton Menezes convidam a população Xapuriense para participar nesta  sexta-feira dia 12 de setembro  as 8:30h, da Ação Cívico Social do Exército Brasileiro com atendimento médico nas especialidades de pediatria, psicólogos, nutricionistas, clínicos gerais, palestras de saúde bucal, assessoria jurídica, coleta de PCCU, atendimento odontológico, realização de teste rápidos (HIV, sífilis, hepatites B, hepatites C, teste de glicemia e aferição de P.A e vacinação.
As 16:00 inauguração do centro de saúde Dr. Félix Bestene Neto.
No dia 13 as 10:30h  Desfile da tropa com apresentação da banda de música do Exército Brasileiro e exposição de material militar.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Marcinho assina ordem de serviço para mais obras em Xapuri


O prefeito Marcinho Miranda está muito entusiasmado com a chegada de recursos para Xapuri, na ultima semana assinou a ordem de serviço para ampliação do posto de saúde do bairro da Bolívia  no valor de mais de R$ 125.000,00 (cento e vinte e cinco mil reais) atendendo uma reinvindicação antiga do bairro.

Na manhã desta terça-feira dia 09 de setembro, Marcinho está reunido com a equipe da Secretaria Municipal de Administração e equipe de convênios e projetos discutindo um novo recurso que está disponível para o município, a construção de calçadas em todo o percurso da rua 24 de Janeiro  no valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), “estou muito feliz por mais uma grande obra que vamos fazer, por esse recurso que conseguimos buscar para nossa cidade, é fruto de um grande trabalho nosso com os nossos parlamentares em Brasília que muito nos ajudam, a rua 24 de Janeiro é uma rua que tem um fluxo muito grande de pedestres, bicicletas e carros disputando o mesmo espaço e causando muitos acidentes, além de ser uma rua que dá acesso ao centro de nossa cidade durante todo seu percurso existem igrejas, escolas, lojas e supermercados e com a construção das calçadas o pedestre se sentirá mais seguro e protegido” ressaltou Marcinho Miranda.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

XXI festival de praia de Xapuri

A prefeitura de Xapuri realizou no ultimo final de semana o XXI festival de praia, e reuniu centenas de pessoas não só da cidade mais dos municípios vizinhos e da capital.
A programação começou na sexta-feira dia 05 com apresentação de bandas e desfile de moda e se estendeu até o final da tarde de domingo.
Segundo informação da guarnição do corpo de Bombeiros que esteve presente durante o festival tudo transcorreu normalmente sem nenhuma ocorrência graças ao trabalho de orientação aos banhistas e aos condutores de embarcações que trafegavam pelo rio.
Na área da segurança pública também transcorreu normalmente apesar do grande numero de pessoas que estiveram em nossa cidade durante os três dias do evento.
No sábado o rio subiu prejudicando as atividades esportivas que aconteceriam na praia, mas não afastando a grande quantidade de pessoas que se divertiam ao som das apresentações no palco.

Prefeito Marcinho Miranda e o vice prefeito Ailton Menezes
“O festival foi um sucesso, muita gente de fora na cidade, os hotéis lotados, as famílias de Xapuri recebendo seus parentes de fora, os restaurantes cheios, isso aquece a economia da nossa cidade” disse o prefeito Marcinho Miranda.

Prefeitura resgata Semana da Pátria em Xapuri

Grande participação das escolas, programas como o Proerd e população prestigiaram  o desfile cívico deste ano que  buscou o resgate dos bons tempos da semana da pátria em Xapuri.
A programação da Semana da Pátria iniciou no dia 01 com hasteamento dos pavilhões todos os dias em frente a prefeitura, torneio de futsal, handebol e vôlei, torneio de futsal interbairro, peladão, festival de praia e desfile cívico no  dia 06 com participação da Banda de música Dona Julia Gonçalves Passarinho, escolas Latife Zaine Kalume,  Plácido de Castro, Georgete Eluan, São João do Guarani, Rita Maia, Jofre Alves Koury, apresentação de capoeira, desfile dos programas realizados pelo CRAS, JCC (Jovens construindo Cidadania), Proerd, EJA (educação de jovens e adultos), Ensino Especial, Ensino Rural,  IFAC, UFAC, equipe da Semed e a Fanfarra BANMUX.
O prefeito Marcinho Miranda agradeceu a presença de todos e ressaltou o quanto é importante agente preservar nossa tradição, nosso patriotismo e que certamente o desfile deste ano ficará registrado na memoria das pessoas que participaram e vieram assistir o desfile.
A secretária de Ação Social  professora Elisangela Horácio fez um discurso emocionado falando sobre a fanfarra BANMUX de Xapuri, “eu passei 15 anos fora de Xapuri, quando sai daqui tinham 4 fanfarras, quando voltei não tinha mais nenhuma, há 11 anos que não tinha uma fanfarra em Xapuri, pedimos ajuda para comprar instrumentos, ninguém ajudou, fizemos projetos para editais de cultura ninguém atendeu, se vocês  olharem para este tambores, são todos velhos, juntamos esse material nos arquivos abandonados das escolas, esse papel azul envolta dos instrumentos é para cobrir a feiura que se encontram, mais olhem só que coisa linda esses jovens fazendo esta apresentação, ocupados nas horas vagas com coisas boas, saudáveis, longe das coisas ruins que a sociedade oferece, esse é o nosso papel, incentivar, mostrar caminho, motivar que o resto eles vem com agente atrás das coisas boas”.
O desfile cívico deste ano foi coordenado pela Equipe da SEMED através da Secretária Rosiany Albuquerque que fez uma nota de agradecimento aos participantes em nome da equipe da Prefeitura:

NOTA DE AGRADECIMENTO
Quero agradecer a todos que de uma forma ou outra participaram do Ato Cívico de 07 de Setembro de 2014 em Xapuri. Acompanhei os trabalhos dos profissionais e alunos que se envolveram e, sei o quanto foi trabalhoso, mas o que se viu no desfile foi o resultado alcançado, pois o objetivo era de fazer com que as crianças guardassem na lembrança esse momento. Esta é uma forma simples que encontrei de externar o meu agradecimento a todos que ajudaram a montar e a organizar este magnífico desfile que, acredito, ficará marcado na história de nossa cidade e que sem a colaboração da Prefeitura Municipal e o efetivo trabalho dos diretores, coordenadores, professores, funcionários, familiares de alunos e demais profissionais da educação, não teríamos o sucesso alcançado, nem precisa dizer que esse sucesso não é da SEMED somente, é principalmente de todos os Secretários que nos ajudaram os que nas escolas ocuparam o seu tempo dedicando e estudando a melhor forma de apresentar à comunidade Xapuriense um lindo desfile.
            Agradeço demais o profissionalismo, a competência, elegância, a criatividade principalmente, toda a dedicação e empenho da equipe Semediana. O sucesso do desfile e os inúmeros elogios que recebemos começaram pelo desempenho de cada um de vocês. Não tenho palavras para agradecer.
            Que Deus abençoe a todos e que juntos possamos levar em frente o nosso projeto de dinamismo e desenvolvimento educacional. “Esta é uma forma simples que encontrei de externar o meu agradecimento a todos os envolvidos:”

LEMBREM-SE OS AJUSTES DE OPINIÕES, AS DISCORDÂNCIAS, OS PONTOS NEGATIVOS EXISTEM, MAS NADA DISSO SUPEROU O SUCESSO. PARABÉNS A TODOS!
confira as fotos na fanpage da Prefeitura de Xapuri https://www.facebook.com/257397201103651/photos/pb.257397201103651.-2207520000.1410279199./350954558414581/?type=3&theater

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Marcinho Miranda assina ordem de serviço no bairro da Bolívia

O bairro Braga Sobrinho de Xapuri conhecido popularmente como bairro da Bolívia foi contemplado na tarde desta quarta-feira dia 03 de setembro com inicio das obras de  ampliação do posto de saúde do bairro.
Reivindicação antiga dos moradores que reclamavam da estrutura física do posto de saúde que não permitia um bom atendimento às pessoas que procuravam pela unidade.
O secretário de Municipal de Saúde falou do esforço do prefeito em buscar recursos para Xapuri e que a cidade vive um momento de muito avanço na área da saúde e falou de mais uma obra voltada para saúde que Xapuri será contemplada, “somente seis municípios do Acre conseguiram receber esse recurso para construção da rede de frios e graças a Deus nós somos um dos seis, com muito trabalho, juntando documentação encaminhando a Brasília e com apoio dos nossos parlamentares teremos mais essa grande obra em nossa cidade que vai melhorar muito o condicionamento de nossas vacinas e gerar empregos em nossa cidade”, ressaltou Alécio.
O Vereador Iran Vasconcelos parabenizou a administração pela iniciativa em captar recursos federais uma vez que o Governo do Estado não apoia a administração de Marcinho Miranda e não encaminha recursos para Xapuri.
Marcinho Miranda falou da satisfação em poder contemplar o bairro Plácido de Castro com essa obra, “são mais de R$ 125.000,00 (cento e vinte e cinco mil reais)  essa obra de ampliação do posto de saúde Mauro José Lima de Souza , além de ampliarmos vamos colocar materiais novos, estamos com nossa Secretaria lotada de materiais novos para mobiliar nossos postos que estão ficando prontos, Xapuri vive seu melhor momento de infraestrutura na área da saúde para acolher as pessoas que procuram por um atendimento medico,  nossa cidade nunca teve tanta obra na área da saúde, ano passado ampliamos os postos do Pantanal e Mutirão, dia 12 de setembro vamos inaugurar a reforma e ampliação do posto do centro, estamos construindo a unidade do Laranjal na rua do Ibama, vamos nas próximas semanas inaugurar o novo posto de saúde do bairro da Sibéria e vamos construir duas unidades de saúde na zona rural, além da rede de frios que fomos contemplados , é muito gratificante para mim prometemos isso para nossa população e estamos vendo acontecer ” disse Marcinho Miranda.
Participaram da assinatura o representante da empresa, vereadores, secretários, servidores da saúde e moradores do bairro, o presidente do bairro senhor Francisco Ramalho parabenizou a prefeitura pela obra e disse que ela será muito importante para os moradores que vão cuidar muito bem dela porque é uma obra para o povo, Jussara Magalhães que é servidora da Saúde e trabalha no posto disse que é um sonho que começa a ser realizado em poder contar com um espaço físico maior,  melhor e mais equipado e que atenda melhor aos cidadãos.

A cerimonia terminou com a assinatura da ordem de serviço que autoriza o começo das obras, a ampliação do posto de saúde contará com uma nova área de 90 metros quadrados e será equipado até com consultório odontológico. 

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Professores de Xapuri participam de planejamento

A secretaria Municipal de Educação está realizando oficina de planejamento  para professores da zona rural de Xapuri.
42 professores das mais diversas localidades do município participam do evento que terá duração de três dias, com planejamento, oficinas, palestras e troca de conhecimento.

Na abertura do planejamento a secretária Rosiany Albuquerque agradeceu a participação dos professores no evento, o vice prefeito Ailton Menezes ressaltou a importância desse momento em que os professores se encontram para trocar experiências aprender e ensinar, Marcinho agradeceu a participação do professor  Rogério do IFAC que realizou uma dinâmica e que sempre contribui com as atividades da Secretaria Municipal de Educação, Marcinho parabenizou os professores por enfrentarem o mal tempo, seja o frio, o calor, a chuva, ou a poeira, que fazem de tudo para garantir o aprendizado dos alunos, “sabemos das adversidades que esses guerreiros enfrentam não só do mal tempo, mas também da estrutura física de algumas escolas, ramais e  que com tudo isso estão lá todos os dias levando conhecimento para nossas crianças” o ponto principal  da capacitação é a garantia de que o aprendizado possa chegar em todos os cantos de nossa cidade com qualidade e elevando o índice do ideb”. 

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Prefeitura entrega camisetas ao PROERD

O prefeito Marcinho Miranda juntamente com a Secretária de Ação Social Elisangela Horácio entregaram na manhã desta terça-feira dia 02 de setembro 270 camisetas ao capitão Silvio comandante da Polícia militar de Xapuri para as crianças que participam do programa de erradicação as drogas - PROERD.
O Proerd vem sendo realizado em Xapuri desde 2002 e todos os anos  participa dos desfiles da semana da pátria, no dia  06 de setembro desfilará juntamente com os jovens do JCC  (jovens construindo cidadania) programa também realizado pela Polícia Militar.

“É maravilhoso vermos essas crianças e jovens participando de tantos programas sociais, o Proerd, o JCC os guardas mirins, a fanfarra concentram muitas crianças que graças a Deus trilham bons caminhos com as orientações que recebem”, disse a secretária, o capitão Silvio agradeceu a parceria da prefeitura com a polícia militar.

Marcinho Miranda entrega títulos em Xapuri

O programa de regularização fundiária da gleba Jofre Koury está a todo Vapor, na manhã do dia 01 de setembro o prefeito Marcinho Miranda entregou 24 títulos definitivos para moradores da área contemplada.
Marcinho falou do tempo que levou para se fazer alterações na forma como se vinha sendo feito pela administração passada passando-se a inserir novos documentos que não vinham sendo elaborados e poderiam dificultar na aquisição de recurso em um financiamento bancário. Marcinho falou do quanto é importante esse momento e que as famílias com o título definitivo passam a ser donas de fato do seu terreno ou da sua casa.
A professora Audilena Novais parabenizou a prefeitura e citou a sua família como exemplo, “minha mãe esperava por esse momento infelizmente não está mais entre nós” Audilena falou ainda da importância de se reconhecer a autenticidade do documento em cartório  “uma área rural de Xapuri loteada pelo INCRA na década de 70  até hoje existem moradores que não reconheceram seus títulos em cartório” em Xapuri já existem empresas credenciadas para construir ou reformar onde as pessoas munidas do título podem financiar.
“Não estamos fazendo mais do que nossa obrigação em entregar o título, ouço diariamente às pessoas quando me procuram para perguntar relatar seus sonhos, uns de fazer sua casa, outro de comprar seu terreno ou mesmo fazer uma ampliação na sua casinha, e imagino há quanto tempo essas pessoas viveram alimentando esse sonho e que agora é possível”, Marcinho  falou que as pessoas que tenham duvidas procurem a prefeitura que o setor de regularização fundiária irá explicar quais os procedimentos para entrega do título.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Corpo de Bombeiros forma brigadistas em Xapuri

Na ultima semana foi realizado em Xapuri um curso de brigadista oferecido pelo Corpo de Bombeiros do Alto Acre. O curso que teve duração de três dias foi oferecido a servidores da Prefeitura  de Xapuri, no encerramento os brigadistas passaram por uma situação real de combate ao fogo e resgate de pessoas feridas.
O instrutor do curso Tenente Eudes disse que é muito importante à participação da municipalidade no enfrentamento ao fogo seja ele na zona urbana ou rural, que a formação de pessoas com conhecimento em incêndio é muito importante. Vinte servidores do município participaram do curso e estarão a disposição do corpo de Bombeiros para ajudar quando houver necessidade.
O comandante do corpo de Bombeiros do Alto Acre participou juntamente com o prefeito Marcinho Miranda do encerramento do curso e na ocasião foram doados abafadores e bombas postais além de uma grande parceria onde a prefeitura vai disponibilizar um carro que será instalado equipamentos de combate ao fogo e dois militares que juntamente com os brigadistas ficarão de plantão em nossa cidade para fazer o enfrentamento ao fogo.

“É  muito importante essa parceria que estamos firmando com o Corpo de Bombeiros do alto Acre, sabemos que quando temos um incêndio o enfrentamento inicial é um dos momentos mais importante  que se podem reduzir os danos à família atingida e essa equipe que estamos formando em Xapuri fará o enfrentamento inicial enquanto o Corpo de Bombeiros chega, vamos disponibilizar uma caminhonete e os nossos servidores que passaram por essa formação  para ficar diretamente com os militares fortalecendo esse trabalho em nossa cidade” agradeceu o prefeito Marcinho Miranda pela parceria.