terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fundação Municipal de Cultura e Desporto realiza planejamento

Durante a tarde do dia 30 de janeiro a equipe de gestora da Fundação Municipal de Cultura e Desporto esteve reunida na sala de reuniões do gabinete do prefeito, estiveram presentes o secretário Eliomar Soares, o diretor de Cultura Judson  Aparecido, o diretor de esporte Cosmo Benigno, coordenador de esporte Raimilson e as professoras Sandriane e Elaine que discutiram as ações da Fundação junto com o prefeito Bira Vasconcelos e traçaram metas a serem alcançadas durante o ano de 2012.
Continuação do campeonato de futebol da primeira e segunda divisão que vem a cada ano resgatando clubes tradicionais e levando centenas de pessoas a prestigiar os jogos, estrutura, apoio financeiro as equipes, apoio às equipes que disputam competições a nível regional e estadual no futsal, handebol, futebol e vôlei, organização de um campeonato regional, campeonato rural, inserção de estudantes da zona rural nos jogos escolares deste ano e a criação de escolinhas de esportes em todos os bairros da cidade.
Após o desenvolvimento das escolinhas onde será trabalhada a teoria com ensinamento de regras e a prática do esporte a prefeitura vai realizar  competições de cada modalidades nas quadras da cidade e no ginásio de esportes.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Feirantes parabenizam Shopping Popular

O prefeito Bira Vasconcelos visitou o Shopping popular na manhã do dia 20 de janeiro onde recebeu elogios dos feirantes e da população que sai as compras nessa época do ano, o novo formato dos marreteiros criando pela administração de Bira Vasconcelos em 2009 organizando, padronizando e levando mais qualidade e segurança não só para os feirantes mais para toda população vem fazendo crescer a disputa a cada ano por um box entre os 196 disponíveis para venda de produtos como vestimentas e calçados.
Bira circulou pelas ruas 24 de Janeiro, Floriano Peixoto e Dr. Batista de Morais as três ruas onde estão instaladas as 25 tendas que compõem o Shopping Popular onde recebeu muitos elogios e agradecimentos dos feirantes que veem de todos os cantos do Acre e até de outros Estados, neste ano a prefeitura inovou inserindo uma tenda com equipe de apoio aos feirantes e a  população com atendimento de saúde realizando aferição de pressão arterial, exame de glicemia, pesagens e medidas, aplicação de vacinas, balcão de duvidas sobre o bolsa família e os demais programas sociais, tenda de leituras e espaço para brincadeiras infantis, além da presença do prefeito Bira Vasconcelos que também transferiu seu gabinete para tenda onde atendeu as pessoas que lhe procuraram durante a manha do dia 20 de Janeiro, a prefeitura também mantem no shopping uma equipe de eletricistas, vigias e pessoas para limpeza e conservação do lugar.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Lançamento CD Paolo Almeida em Xapuri

Artista xapuriense fará lançamento do seu primeiro CD aqui na sua terra natal no dia 04 de fevereiro no ginásio coberto.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

“Vencendo o Analfabetismo”

Prefeitura e Estado dão inicio a programa que reduzirá analfabetismo em Xapuri

A prefeitura de Xapuri em parceria com o Governo do Estado do Acre através da Secretaria de Estado de Educação núcleo de Xapuri começou na tarde do dia 24 de janeiro o treinamento dos professores que vão participar do programa Alfa 100 “Vencendo o Analfabetismo no Acre” que tem como meta formar 26 turmas para alfabetizar 390 pessoas em 2012, através da parceria entre Estado e Prefeitura a estimativa é que se alfabetize cerca de 1.000 pessoas.
 Xapuri tem  3.000 analfabetos sendo 15%  na zona urbana e 30% na zona rural.
Na manhã desta quarta-feira dia 25 de janeiro aconteceu a abertura do programa no bairro do Laranjal onde estiveram presentes a Coordenadora estadual do programa professora Maria Augusta representando a Secretaria de Estado de Educação, professora Zilah Carvalho coordenadora do Núcleo Estadual de Educação de Xapuri, professor João Ribeiro Secretário Municipal de Educação e o prefeito Bira Vasconcelos que agradeceu o empenho dos professores dos programas Asa da Florestania,  Eja da zona urbana e zona rural e escola Ativa que receberam esse chamado e vieram ajudar a mapear essas pessoas nos bairros de Xapuri.
Durante todo o dia as equipes farão visitas nos bairros Laranjal, Cerâmica, Mutirão 1 e 2, Cageacre, Fura, Rua Coronel Brandão e Rua Rotary.
O trabalho de redução ao analfabetismo vem sendo trabalhado desde 2009 em Xapuri pela administração municipal e faz parte do plano de governo de Bira Vasconcelos agora terá essa ampliação com apoio do Governo do Estado.  
O mapeamento será feito em toda a zona urbana e rural do município para logo mais o inicio do ano letivo seja traçado um plano de como será realizada as aulas de acordo com as demandas levantadas.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Festa de São Sebastião "É simples respeitar”

Nader Sarkis
Abaixo de Deus São Sebastião é mesmo assim... Um santo forte, determinado, que teve sua história marcada por amor ao Cristianismo. No ano 288, os imperadores não permitiam a fé em Jesus Cristo e por não esconder-se em sua certeza, Sebastião deixou de ser homem de confiança de Diocleciano para ser espancado até a morte.
O tamanho desse amor a Jesus o transformou em exemplo para os seres humanos no mundo inteiro. Milhares de cidades têm o santo como padroeiro, dentre elas nossa Xapuri, que nos últimos 110 anos vivencia intensamente sua fé todo mês de janeiro. No dia 20 de janeiro de 1902 aconteceu a primeira procissão pelas ruelas do então povoado de Xapuri com aproximadamente 100 pessoas rezando pela paz entre brasileiros e bolivianos. Depois de todo esse tempo se transformou numa das mais importantes manifestações religiosas do estado do Acre.
Ouvindo depoimentos e testemunhos, percebe-se que já são milhares de promessas e milagres alcançados em nome de Jesus pela intercessão de São Sebastião ao longo desse período centenário. Vejam que essa fé, essa história, foi construída ano após ano enfrentando vários obstáculos, sofrimentos, porém resistindo todas as intempéries do tempo, e sua força mostra com bastante evidência que se eternizará nos corações dos fiéis.
Este ano não foi diferente dos demais. Pessoas chegando de vários municípios do estado, bem como de outros estados do país praticando o exercício de sua fé. Sem querer polemizar, de diferente foi a falta de respeito de uma pessoa
que congrega em outra religião (acredito que não seja de Xapuri) invadindo o espaço de culto ou o momento de fé dos romeiros tentando inutilmente desfocar o ápice da festa que é a procissão. Lembrem-se do direito constitucional, o Estado é laico, ou seja, deve-se garantir no país o exercício de díspares religiões. Os católicos estavam praticando o que lhes convém, portanto seus direitos deveriam ser venerados. É tão simples respeitar, ou não?
Não tenho conhecimento do contrário, mas durante quaisquer manifestações de outras religiões em Xapuri nunca ouvir dizer que os católicos ou de outros credos entraram no espaço de culto ou no direito da manifestação de qualquer fé. Posso citar como exemplo a semana evangélica que é um evento de várias igrejas que acontece em nossa cidade todos os anos e, diga-se de passagem, um grande evento, em que nunca os católicos desviaram a atenção dos participantes distribuindo lá seus artigos religiosos, usando outros recursos que pudessem perturbar sua realização, tão pouco pregando o que à sua visão é correto.
Saibamos todos que o correto mesmo é respeitar as diferenças, sobretudo o ser humano.
Fora isso, a festa de São Sebastião foi muito bonita com uma das maiores participações de todos os tempos durante as novenas, com apresentações de teatros, musicais etc. A procissão muito bem organizada e toda equipe paroquiana trabalhando com afinco para engrandecer ainda mais essa que é uma das maiores festas religiosas do estado do Acre e com a Graça de Deus para 2013, nosso “vinte” será ainda melhor.
Um pouco do Hino a São Sebastião:
Salve, salve São Sebastião/ em Xapuri orai ao Santo Protetor/ recebei as nossas orações/cheios de esperança/cantemos com fervor.
Livrai-nos da peste e tentação/ pedi a Deus por nós, rogai/alcançai a vossa proteção/para que sempre o glorifiquemos. Livrai-nos de todo egoísmo/injustiça e acomodação/aceitai o nosso compromisso/de lutar por um mundo mais irmão...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bira Vasconcelos inaugura ruas na Sibéria

Maior obra de infraestrutura já realizada no bairro que fica do outro lado do rio na margem esquerda do Rio Acre, a obra foi iniciada e parou por problemas na execução sendo concluída no final de 2011 por outra empresa. O prefeito Bira Vasconcelos fez questão da presença Governador Tião Viana para juntos entregar essa obra que vai ficar na história do município e do bairro.
“Quando a empresa conclui parte dos trabalhos de asfaltamento detectamos problemas e suspendemos a obra, estava  feio, sem qualidade,  os críticos diziam que era o asfalto do Bira,  e agora que tá essa maravilha ainda é obra da administração do Bira? Firmamos esse compromisso com o povo da Sibéria durante a campanha de fazer um quilometro de ruas, muitos não acreditaram diziam que era promessa, não sou de fazer promessas firmo compromisso, e agora com a ajuda do Governo do Estado vamos pavimentar  as outras ruas do bairro em 2012”, afirmou o prefeito Bira Vasconcelos.
O governador Tião Viana parabenizou Bira por esta obra da prefeitura que leva dignidade, respeito e qualidade de vida para a população da Sibéria.
Grande quantidade de pessoas estiveram presente e agradeceram a obra ao prefeito Bira Vasconcelos  o presidente da associação dos moradores do bairro professor João Jorge agradeceu ao prefeito Bira Vasconcelos e ao governador Tião Viana pelo empenho em proporcionar melhoria na qualidade de vida para o povo de Xapuri.
Bira Vasconcelos anunciou a construção do novo posto de saúde para o bairro “temos o posto aqui no bairro, com enfermeiro, técnicos e médico todo dia agora vamos melhorar e ampliar a estrutura física da nossa unidade”, Bira fez um breve resumo das ações já realizadas na Sibéria desde o inicio de sua administração, reforma e adaptação da balsa, construção da rampa da balsa, abertura e recuperação de mais de 400 km de ramais, ampliação do programa Luz par Todos, mecanização de terras, construção de açudes, ampliação das linhas de escoamento da produção, apoio na realização da festa do bairro, construção do Deck, construção e reforma das escadarias e reforma das escolas na zona rural do bairro.

domingo, 22 de janeiro de 2012

O sucesso da foto da Facebook









site do estadão de São Paulo
R7
site o dia on line
Altino Machado


Ufa cansei... no google tem mais...

sábado, 21 de janeiro de 2012

O Globo publicou foto do Xapuri em Destaque

O site do Jornal O Globo publicou no ultimo dia 19 de janeiro a foto da tão badalada boate que foi postada aqui no dia 03 de janeiro e tem recebido muitos pais para essa criança que ganhou proporção no Acre no Brasil e no mundo, ainda hoje recebi um depoimento de um Xapuriense que mora no Rio de Janeiro o grande pintor Sander que disse ter visto a matéria em um jornal de NIteroi.
Segue o link do O Globo que reconhece os créditos da matéria e do verdadeiro pai da notícia.

De nada!

A foto é de Haroldo Sarkis
A foto clicada e postada em primeira mão por este blogueiro no dia 3 de janeiro após uma viagem a Epitaciolandia  causou uma grande circulação nas redes sociais, proporção tão grande que chegou ao diário Inglês De Guardian.
Além dos muitos comentários que recebi neste modesto blog, uns criticando, outros apoiando, outros com embasamentos jurídicos sobre o tema da matéria que intitulei como “Será um Plágio?” A ideia principal não era fazer publicidade gratuita desse empreendimento como aconteceu tendo sido publicada em blogs com o meu amigo Raimari Cardoso e Altino Machado que não sei por quantas não dá crédito a minha foto, no blog da Amazônia escrito por ele, Altino atribui o sucesso na mídia após postagem em blog do Acre e disponibiliza link que redireciona ao seu blog, onde ele postou no dia 08 de janeiro com a foto deste blogueiro sem atribuir os créditos necessários, sendo que antes já havia sido postado por este blog no dia 3 de janeiro e no blog do Raimari no mesmo dia, Altino atribui a ele essa grande descoberta e postagem, voltando ao tema principal deixando de lado essa mesquinhez que o mundo digital proporciona, a ideia era mostrar a semelhança da fachada que até então eu não sabia que seria uma boate com essa febre que é o facebook.
Fico feliz por ter contribuído para esse feito que teve repercussão mundial contribuindo para a divulgação do nosso estado e mostrando que ao contrário do que muitos falam o Acre existe e tem pessoas com iniciativa e criatividade, só fiquei triste porque não recebi nenhuma cortesia para ir a festa rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrss.
A foto é de Altino Machado

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prefeitura monta atendimento a população no Shopping Popular

Com a abertura do shopping no dia 15 de janeiro a prefeitura de Xapuri montou uma tenda de atendimento, informações e apoio a população que visita às tendas de vendas assim como aos marreteiros.
Todas as secretarias estão inseridas na tenda, a educação com espaço de leitura, a saúde realizando aferição de pressão arterial, teste de Glicemia, pesagem e aplicação de vacinas, a secretaria de infraestrutura com balcão de apoio aos marreteiros, a Ação Social com recadastramento do bolsa família e informações, a agricultura com entrega de folders a comunicação e fundação de cultura e desporto com apresentação das ações da administração e entrega de informativos e adesivos da festa de São Sebastião.
O espaço é muito aconchegante com cadeiras e água mineral a disposição às pessoas que por ali passarem. Uma das maiores procuras até o momento é pelos serviços de vacinação, exame de glicemia e informações sobre a cidade.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

110 anos de fé e devoção

Xapuri se prepara para reviver pela 110ª vez a sua mais antiga e importante tradição, a Festa de São Sebastião, uma das mais importantes manifestações religiosas do Acre.
A dois dias do ponto alto de mais uma Festa de São Sebastião - o novenário teve início no último dia 11 – o movimento de pessoas em Xapuri aparenta ser menor que o de anos anteriores, mas a falta de vagas nos hotéis e pousadas mostra que mais uma vez a cidade será tomada pela enorme multidão que proporciona todos os anos o grande espetáculo de fé e devoção ao santo protetor do povo xapuriense. A previsão da igreja e da prefeitura, co-organizadores da festa, é de que um número entre 15 e 20 mil pessoas participem da tradicional procissão da próxima sexta-feira, 20.
Na igreja de São Sebastião a movimentação é intensa. As várias equipes responsáveis pela organização se esforçam para que nenhum detalhe comprometa o sucesso do novenário que marcará os 110 anos da festa. Desde a equipe de liturgia, coordenada pela professora aposentada Euri Gomes Figueiredo, até a equipe de cozinheiras, coordenada pela também professora Marlene Cândido, os voluntários se empenham em fazer funcionar toda a estrutura que cerca a realização do evento mais importante de Xapuri. De acordo com o padre Francisco das Chagas, pároco de Xapuri há 6 anos, o esforço dos fiéis em participar da organização dos eventos é uma das características marcantes da Festa de São Sebastião.
A festa
A festa de São Sebastião, santo padroeiro de Xapuri, nasceu, segundo relatos orais, no limiar da revolução armada que deu origem ao processo que mais tarde tornaria o Acre brasileiro. Era 20 de janeiro do histórico ano de 1902, quando um grupo de cerca de 100 pessoas teria realizado a primeira procissão pelas ruas do pequeno vilarejo de Mariscal Sucre, então dominado pelos bolivianos. O ato que poderia representar um pedido de proteção contra a guerra iminente se tornou a certidão de nascimento de uma das maiores manifestações religiosas de todo o Acre.
Do início do século passado até a atualidade, a festa cresceu e extrapolou o caráter meramente religioso. Tornou-se para a população, além de momento de fé e de manifestações de agradecimento pelas graças alcançadas junto ao santo protetor contra as guerras e pestes, também um instante de eventos profanos, bailes dançantes por toda parte, jogos de azar e uma atração à parte, a gigante aglomeração de vendedores ambulante, conhecidos popularmente como “marreteiros”, que se tornou parte integrante e indispensável para o sucesso da festa.
Shopping Popular
A partir do ano de 2009, primeiro da administração do prefeito Bira Vasconcelos, foi criado um novo conceito para os marreteiros, com a organização dos espaços em um conjunto de tendas padronizadas que ficou conhecido como o “shopping popular” de Xapuri. “Montagem de tendas, confecção das barracas, instalação da energia elétrica com tomadas e lâmpadas e a garantia de mais qualidade tanto para os comerciantes quanto para a população foram resultado de um compromisso da prefeitura para tornar a festa mais organizada”, diz o prefeito.
O shopping popular se tornou um sucesso e trouxe comodidade e qualidade, como afirma dona Miriam Castro, comerciante que veio de Porto Velho para participar pela primeira dos festejos de São Sebastião. “Essa é a primeira vez que venho aqui justamente por saber da boa estrutura que é montada. Sempre ouvi dizer que no passado havia muita desorganização, que as pessoas chegavam aqui sem saber se haveria lugar para montar o barraco, tinham que correr atrás de madeira nas serrarias, que cada um montava o seu ponto do jeito que bem entendiam, que era muito perigoso, sujo, escuro e que havia risco de incêndio na rede elétrica. Hoje, com toda essa organização, estamos em um verdadeiro shopping”, disse ela.
A prefeitura de Xapuri também está disponibilizando banheiro público para os feirantes no mercado dos colonos, no mercado municipal, na rodoviária e nas imediações do Painel dos Mártires, nas proximidades da igreja de São Sebastião. Neste ano, 196 boxes foram disponibilizados para comerciantes do ramo de roupas e confecções e 20 boxes para a praça de alimentação. O shopping popular de Xapuri funcionará até o dia 27 de janeiro.
A expectativa da prefeitura de Xapuri é de que neste ano haja um crescimento nas vendas dos marreteiros em relação ao ano passado, uma vez que o bom preço que a castanha está tendo no momento e o crescimento e valorização da produção do látex fazem com que a economia do município viva um bom momento, segundo defende o prefeito Bira Vasconcelos. “Xapuri atravessa um bom momento e nós queremos convidar as pessoas de todo o Acre para prestigiarem a Festa de São Sebastião com a certeza de que serão bem recebidos e viverão mais um grandioso evento que é a maior marca da fé e da perseverança do nosso povo”, afirmou.
A programação
Dia 18 de Janeiro – Torneio de Futsal Copa São Sebastião de futsal,  a partir das 17h, no Ginásio Álvaro da Silva Mota;
Dia 19 de Janeiro – A partir das 18h, Inauguração de ruas no bairro da Sibéria;
Dia 20 de Janeiro - Às 6h – Alvorada com a banda de música dona Julia Gonçalves Passarinho e salva de fogos;
Às 7h -  Missa  na igreja Matriz de São Sebastião;
Às 10h – Bingão em frente à Paróquia;
Às 12h – Inauguração de ruas no bairro Sibéria;
Às 13h – Ruas do Povo inauguração de ruas nos bairros Constantino e Pantanal;
Às 15h – Santa Missa;
Às 16h – Saída da grande procissão;
Às 19h – Show na Praça São Gabriel;
Dia 21 de Janeiro – às 19h30 Xapuri em Concerto, com apresentação do grupo Os Caraê, de Rio Branco.
Fonte: Raimari Cardoso

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Começa o shopping popular de Xapuri

Os tradicionais marreteiros que abrilhantam a festa de São Sebastião em Xapuri começam a chegar de todos os cantos do Acre e do Brasil para venderem seus produtos para o povo xapuriense.
Não se sabe em que ano começou, são centenas de marreteiros que se aglomeravam pelas ruas 6 de agosto, 24 de janeiro, Floriano Peixoto e Dr. Batista de Morais com suas barracas de madeira e lona oferecendo produtos a menor preço e com grande variedade de produtos.
Desde 2009 no primeiro ano da administração de Bira Vasconcelos foi criado um novo conceito para os marreteiros, criando o shopping popular. Montagem de tendas, confecção das barracas, instalação da energia elétrica com tomadas e lâmpadas, e a certeza de garantir mais qualidade tanto para os comerciantes quanto para a população.
O shopping popular é um sucesso e trouxe comodidade, qualidade e a preferência dos feirantes em vim para Xapuri como disse dona Miriam Castro comerciante que veio de Porto Velho e participa pela primeira das festas de São Sebastião “essa é a primeira vez que vemos aqui e viemos justamente por saber da boa estrutura que é montada, sempre ouvimos dizer pelos outros que já tinham vindo que era desorganizado que chegavam  aqui sem saber se tinha lugar pra montar o barraco, tinha que correr atrás de madeira nas serrarias, cada um montava do jeito que queria que era muito perigoso, sujo, escuro, tinha risco de incêndio na rede elétrica e muitos falavam em não vim mais e hoje é um verdadeiro shopping” Dona Miriam parabenizou o município por esta belíssima festa e pela movimentação nos primeiros dias espera realizar boas vendas.
A prefeitura disponibiliza banheiro público para os feirantes no mercado dos colonos, mercado municipal, rodoviária e atrás do painel dos mártires. Neste ano são 196 box para vendas no shopping e 20 box na praça São Gabriel para alimentação.  O shopping popular funciona do dia 15 ao dia 27 de janeiro.
Espera-se que este ano tenha um crescimento na movimentação das vendas em relação ao ano passado que já foi muito bom, uma vez que o bom preço da castanha o crescimento da produção, a borracha, o látex que insere mais de 400 famílias e outros programas de valorização da produção, além do bom momento econômico que o município vem passando prometem aquecer as vendas na 110ª festa de São Sebastião. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pró-Acre atendeu 2.337 pessoas na zona rural de Xapuri em 2011


atendimento médico do pró-Acre na comunidade São João do Guarani 
 O Pró-Acre programa realizado em parceria entre a prefeitura de Xapuri e o Governo do Estado do Acre, contempla sete comunidades da zona rural de Xapuri, comunidade Rio Branco, Terra Alta, Dois Irmãos, São João do Guarani, São Francisco do Iracema, Assentamento Tupã e São Pedro são assistidos por atendimento médico, enfermagem com pré-natal/PCCU, vacinação, procedimentos clínicos básicos, palestras educativas, assistência farmacêutica, acompanhamento do bolsa família, orientações domiciliares e entrega de filtros.
Em visita a comunidade do Espalha em agosto de 2011 onde na ocasião estava sendo realizado o pró-Acre o vice-governador César Messias parabenizou a o programa em Xapuri e ficou impressionado com a estrutura e variedade de medicamentos levados pelos profissionais de saúde chegando a 80 tipos de medicamentos.
Em 2011 foram realizados 2.337 atendimentos nessas sete comunidades pólos, cada semana uma comunidade recebia a equipe do pró-Acre, para este ano o programa já tem data para começar será no dia 04 de abril.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Na tarde desta quarta-feira dia 11 de janeiro começou o novenário de São Sebastião com uma grande carreata pelas ruas da cidade chegando até a praça que leva o nome do santo padroeiro onde foi rezada uma missa abrindo a programação.
Apesar da chuva, muitos fieis participaram  da abertura do novenário vindos de todos os cantos do município, a festa de São Sebastião que é a maior festa religiosa do alto Acre começa a aquecer a economia do município trazendo pessoas de todos os cantos do Brasil. Na abertura do novenário estava presente um casal vindo de Pernambuco para visitar Xapuri durante os festejos de São Sebastião.
Em parceria com o Governo do Estado a prefeitura instalou novos postes refletores na praça embelezando o espaço que fica a frente do encontro dos rios Xapuri e Acre sendo uma das paisagens mais bonitas de Xapuri.
 A festa de São Sebastião é mais antiga que o município e este ano será comemorada pela 110ª (centésima décima) vez a programação continua na igreja matriz a partir das 19 horas com novena e depois bingos no salão paroquial.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Festa de São Sebastião 2012

Maior evento religioso e cultural do Alto Acre promete reunir mais de 20 mil pessoas e movimentar o município.
A Prefeitura de Xapuri realizará grande programação que envolve cultura, esporte, inauguração de ruas e religiosidade.
Dia 15 de Janeiro – as 19:30h apresentação de filmes na praça São Gabriel (praça de alimentação);
Dia 16 de Janeiro – as 19:30h Contação de Histórias na praça São Gabriel (praça de alimentação);
Dia 17 de Janeiro – as 19:30h  Xapuri em Concerto com apresentação de artistas local na praça São Gabriel (praça de alimentação);
Dia 18 de Janeiro – torneio de Futsal Copa São Sebastião de futsal  a partir das 17:00h no Ginásio Álvaro da Silva Mota;
Dia 19 de Janeiro – a partir das 18:00h inauguração de ruas no bairro da Sibéria;
Dia 21 de Janeiro – as 19:30h Xapuri em Concerto com apresentação do grupo Os Caraê de Rio Branco.
Juntamente com a programação da administração municipal estarão acontecendo as novenas do dia 12 a 19 de janeiro na paróquia de São Sebastião a partir das 19:00h e no dia 20 de janeiro as 06:00h alvorada com a banda de música dona Julia Gonçalves Passarinho e salva de fogos, as 07:00h  missa  na igreja matriz, as 10:00h bingão em frente a paróquia, as 15:00h santa missa, as 16:00h saída da grande procissão.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

TRE envia ofício à Mesa Diretora da Aleac para afastamento de Denilson Segóvia

Tribunal decidiu pela cassação do parlamentar, com decisão mantida pelo TSE
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Pedro Ranzi, encaminhou à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na tarde desta segunda-feira, 9, a decisão acerca da cassação do diploma do deputado estadual Denílson Segóvia (PSC), proferida em sessão realizada no dia 8 de novembro de 2011. O ofício foi destinado ao presidente da Casa, Elson Santiago (PP), a quem deverá dar aplicação imediata à decisão da corte.

O deputado Denilson Segóvia teve cassação decretada após o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 1947-10.2010.6.01.0000 – Classe 3, para apurar Captação Irregular de Recursos para Campanha Eleitoral, ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral.
A inicial ministerial afirmou que o investigado recebeu e usou recursos doados por empresa sediada no Estado do Amazonas, constituída no próprio ano da eleição (em 01/02/2010), no valor de R$ 50 mil, doação essa vedada pelo parágrafo 2º do artigo 16 da Resolução TSE nº 23.217/2010, que dispõe: “são vedadas doações de pessoas jurídicas que tenham começado a existir, com o respectivo registro, no ano de 2010”.
Concluiu a inicial que, em razão disso, cabe a aplicação da sanção prevista no artigo 30-A, § 2º, da Lei nº 9.504/97, resultando na cassação do diploma concedido ao representado.
Na última sessão de 2011, no dia 16 de dezembro, a corte julgou os embargos de declaração opostos pela defesa do deputado, que foram rejeitados por unanimidade, mantendo-se a decisão pela cassação.
Fonte: oaltoacre.com

domingo, 8 de janeiro de 2012

Paróquia divulga programação da festa de São Sebastião maior festa do Alto Acre

Programação vai do dia 11 abertura do novenário até o dia 20 dia de São  Sebastião.
Dia 11 –Abertura do novenário, as 17:30h saída da carreata do aeroporto até a praça São Sebastião; as 19:00h inicio das comemorações com a santa missa;
Do dia 12 a 19 - as 19:00h novena na igreja matriz, depois da missa bingos;
Dia 20 de janeiro
 As 06:00h – alvorada com a banda de música dona Julia Gonçalves Passarinho e salva de fogos;
 As 07:00h  -  missa  na igreja matriz;
As 10:00h – bingão em frente a paróquia;
As 15:00h – santa missa;
As 16:00h – saída da grande procissão

Ainda é esperado o anuncio de um grande show de renome nacional para fechamento da programação dos festejos de São Sebastião como aconteceu em 2010 reunindo mais 15 mil pessoas, mas até o momento nada confirmado.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Agricultura superou meta na mecanização em 2011

O programa de mecanização de terras realizado pela prefeitura de Xapuri superou a meta estimada para o ano de 2011. Com aquisição de dois tratores novos,  manutenção dos tratores antigos e parcerias como a com o Governo do Estado através da Seaprof, a prefeitura mecanizou 320 hectares de terras contemplando 150 famílias  em 15 comunidades do município.
O programa de mecanização é um compromisso da administração Todos por Xapuri em reduzir a cultura do fogo nas comunidades do município oferecendo esse programa de mecanização, para 2012 a meta é a continuação dos trabalhos com as famílias já cadastradas no programa  que não foram contempladas em 2011.
O prefeito Bira está muito otimista com avanços realizados por sua administração, “o ano de 2011 foi muito bom para o nosso município, realizamos ações em todos os lugares, na zona rural com o programa de mecanização de terras, o programa de recuperação de ramais arrumando ponte, colocando bueiros e piçarra, além dos outros programas com apoio do Governo do Estado, na zona urbana a melhora da nossa cidade é visível, tivemos oito quilômetros de ruas pavimentadas, asfaltamos um quilômetro na Sibéria e muitas outras ações que vem fazendo nosso município um lugar cada dia melhor”.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Rio Acre continua subindo em Xapuri

O nível do Rio Acre chega a 11,78 metros em Xapuri, a situação é preocupante e apesar da lentidão da cheia que desde as 17 horas de ontem subiu 4 cm, a descida de balseiros indica que o nível continua subindo, porém ainda não ameaça desabrigar famílias no município, na praça São Sebastião falta cerca de 1,5m para água chegar a praça.
No bairro da Bolívia as duas casas a margem do  igarapé Santa Rosa a água está cerca de dois metros de distancia, na ultima cheia do rio Acre a esse nível de 11,78 metros já havia famílias sendo retiradas, a prefeitura de Xapuri retirou cerca de quatro famílias na ultima cheia que tiveram suas residências desapropriadas e mudaram para outros bairros da cidade.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Rio Acre chega a 11,74 cm

As 17horas  desta  quinta-feira  o rio Acre chega a marca de 11,74 cm a situação ainda não é preocupante em Xapuri mais já é motivo de alerta para a administração municipal que na última cheia realizou um grande plano de desocupação e apoio as famílias desabrigadas. Na rua Major Salinas falta ainda alguns metros para chegar até as casas, na ponte que liga o centro ao bairro Plácido  de Castro (bairro da Bolívia) as águas represadas do igarapé Santa Rosa subiu muito nas ultimas 24  preocupando duas famílias que residem a margem do igarapé.

Prefeitura de Xapuri divulga calendário de pagamento 2012

Compromisso da administração Todos por Xapuri, Secretaria de administração lança calendário de pagamento dos servidores 2012. http://www.xapuri.ac.gov.br/Categoria.do?cat=49

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Saúde solidária realiza mais de 3.399 atendimentos em 2011

Secretaria de Saúde faz balanço do programa saúde solidária
Em planejamento estratégico realizado durante todo o dia 04 de janeiro, a secretária de saúde Alessandra Caminha fez balanço das principais ações realizadas pela secretaria em 2011.
O programa Saúde Solidária, criado pelo prefeito Bira Vasconcelos em março de 2011 realizado com recurso próprio, consiste em trazer médicos especialistas no final de cada mês para atendimento no posto de saúde Dr. Félix Bestene Neto.
Foram realizados 3.399 atendimentos nas áreas de pediatria, ginecologia, obstetrícia, geriatria, cardiologia, gastroenterologista, oftalmologista, ortopedia, ultrassonografia e eletrocardiograma.
“Temos um compromisso com a população de oferecer saúde de qualidade para nosso povo, e a saúde é um compromisso nosso, temos outros programas como o TFD municipal que leva mais de mil pessoas por mês para atendimento médico em Rio Branco e vamos continuar lutando para melhorar a cada dia” ressaltou Bira Vasconcelos durante o planejamento.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Será um plágio?

Foto tirada na avenida principal de Epitaciolândia, ao que parece e segundo pesquisa que fiz pelo verdadeiro Facebook será uma boate, ai pergunto, mais um plágio das casas noturnas do Acre. A povo sem criatividade... Afinal compiar é mais fácil.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mais de 1200 Haitianos adentraram no Acre no ultimo final de semana

Aonde vai parar essa situação
Foto retirada da internet
Mais de mil e duzentos Haitianos chegaram a Brasileia entre o natal e ano novo. A situação já é assustadora, o Governo e prefeitura do município já não tem mais condição de oferecer a menor condição a esse grupo que passa de duas mil pessoas, sem condição de garantir a segurança, condições de hospedagem e controle da condição de saúde dessas pessoas muitos deles doentes que fogem da miséria em seu país.
Em entrevista a Rede Amazônica de televisão o secretário estadual de direitos humanos Nilson Mourão disse do trabalho que o governo vem fazendo e da falta de condição de continuar recebendo essas pessoas. A população das cidades de Epitaciolândia e Brasiléia está apreensiva com a falta de controle na fronteira e a miséria que se instala com a chegada a cada dia de mais Haitianos.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Feliz ano novo!

Desejo feliz ano novo a todos, a aqueles que sabem demais e não sabem o que fazer a aqueles que pouco sabem e fazem demais, a aqueles que veem muitas coisas em poucas e poucas em muitas coisas, a aqueles que um simples gesto vale mais que mil palavras e a aqueles que 1000 palavras não vale nada, a aqueles que nas coisas certas se gloriam e a aqueles que nas coisas erradas tira proveito para acertar na próxima, a aquele que reconhece o erro e parabeniza os acertos, feliz ano novo para todos, às vezes um simples gesto nos julga de forma errada. Que em 2012, reconhecemos nossos erros e valorizemos nossos acertos em busca de um mundo cada vez melhor, respeitando o próximo e levando muito amor a cada um.
Feliz ano novo repleto de realizações, esperança, justiça e fraternidade. Que este espaço escrito diariamente seja palco de notícias para muitas coisas boas nesse ano que começa.
Haroldo Sarkis