quinta-feira, 31 de maio de 2012

Estudantes voltam a estudar vencendo as dificuldades através de incentivo do IFAC


“Eu vim da Floresta, do meio da Floresta. Estudei o fundamental graças ao Asas da Florestania e uma professora me falou do Instituto Federal do Acre em Xapuri. Ela me inscreveu e eu fui sorteado. Mas não teria condições de estudar porque eu moro na Floresta. Então passei a fazer o Curso Técnico de Química, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e tive a oportunidade de estudar graças a uma bolsa de assistência moradia”, testemunhou o jovem Rudnei Sabino da Silva, em encontro realizado com o reitor Prof. Marcelo Minghelli com os 69 bolsistas de Assistência Estudantil do IFAC/Xapuri na sexta-feira, dia 25 de maio.
Outra que emocionou a todos foi a aluna Joana Maria de Brito Silva, 36 anos. Ela contou que estava há oito anos sem estudar porque não tinha recursos para pagar alguém para cuidar de seus filhos.  Agora ela é aluna do Curso Técnico em Química na modalidade Proeja e com o auxilio creche, enquanto estuda tem uma pessoa para atender seu bebê de 2 anos e 11 anos e seu filho de 20 anos que necessita de cuidados especiais.

“Estudar é um Direito Constitucional de todos e dever do Estado. Um País Rico, é um país sem miséria, então não deixe que ninguém tire esse direito de vocês. Esse recurso é da nação brasileira e para ela. Só teremos realmente desenvolvimento sustentável quando tivermos um povo educado. A Política de Assistência Estudantil é transferência de renda para oportunizar a Educação e com isso, com Ciência e Tecnologia não seremos subalternos, porque temos bens naturais e nossa maior riqueza é sabermos usufruir disso com responsabilidade social e ambiental”, destacou o reitor.

Mais um passo – O Prof. Marcelo também anunciou o investimento na ordem de R$ 6 milhões na reestruturação da IFAC/Campus Xapuri. Serão construídos biblioteca, laboratórios de química e física e o Espaço Criança. O município também está sendo cogitado para receber um Centro Vocacional de Tecnologia (CVT) do Bambu.
Assessoria IFAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário