terça-feira, 29 de maio de 2012

Nascente do Igarapé Santa Rosa


Nascente do Igarapé Santa Rosa na Fazenda Santa Rita
Representantes visitaram a nascente do Igarapé Santa Rosa, um dos igarapés mais importante que cruza parte da cidade de Xapuri.
Xapuri e Teles Pires no Amazonas são os únicos municípios da Amazônia contemplados pelo programa Água Brasil  que visa capacitar moradores da região para o exercício de práticas sustentáveis através do planejamento participativo e estruturação de propriedades modelo.
Na manhã desta terça-feira dia 29 de maio representantes das entidades WWF, Fundação Banco do Brasil, SEMA , UFAC e Prefeitura  de Xapuri reunirão no gabinete do Prefeito Bira Vasconcelos de onde saíram até uma das principais nascentes do igarapé, na Fazenda Santa Rita que fica na estrada da Borracha.
Na fazenda existem várias nascentes, mais uma delas é a principal nascente que mesmo no inverno continua botando água para o igarapé.
Durante a tarde  as entidades se reuniram no polo moveleiro com proprietários das áreas por onde o igarapé passa para discutir ações que preservem o Santa Rosa.
O Igarapé Santa Rosa tem seu trecho mais conhecido na área onde divide o centro da cidade com o bairro da Bolívia.
Na manhã da quarta-feira dia 30 acontecerá o lançamento do Programa Água Brasil no auditório do Cedup a partir das 08:30h.

Um comentário:

  1. Trabalhar na bacia do igarapé Santa Rosa não é tarefa das mais dificeis, ele é um igarapé relativamente pequeno, algo em torno de 2.800 metros de curso d'agua, sua nascente apresenta boa cobertura vegetal, e ao longo de seu leito em área rural é pouco impactado. No pequeno corte que atravessa a área urbana,no bairro Braga Sobrinho, ai sim ele sofre com ação antrópica pois infelizmente algumas poucas casas ainda se utilizam do igarapé para depositar seus dejetos. Resolve-se o problema com a desobstrução de alguns metros, algo em torno de 350metros, realizando campanha de conscientização, construindo fossas filtro nessas residências e fazendo o recuo de cercas para a reconstituição da cobertura vegetal com especies nativas ou frutiferas. Ainda proceder a retirada urgente de posto de lavagem de carros que também polui fortemente, além de uma marcenaria que contribui para o assoriamento, jogando serragem no leito do igarapé.

    ResponderExcluir