sexta-feira, 13 de abril de 2012

GOVERNO E PREFEITURA INAUGURAM ESCOLA NO SERINGAL CACHOEIRA

Na ultima quarta-feira, dia 11 de abril foi inaugurado a escola Esperança do Povo escola de ensino Fundamental e Médio na Zona rural do nosso município. A inauguração contou com a presença de vários representantes do Estado, o Prefeito Bira Vasconcelos e a comunidade em geral.
A abertura foi feita por Valcicléia, uma aluna que estuda na comunidade. A mesma fez uma poesia em homenagem a todos que vem lutando constantemente nessa causa, por uma educação de qualidade no seringal, falava sobre o histórico escolar em geral dessa caminhada e vários agradecimentos a todos.
Essa caminhada em busca de uma Educação melhor e de qualidade começou em 1981 com o Projeto Seringueiro, pois com a proposta do sindicato de Xapuri de se criar cooperativas agroextrativistas, surgiu a necessidade de que os seringueiros soubessem ler, escrever e contar e assim o Projeto Seringueiro foi criado para levar a alfabetização a vários pontos da Floresta, o que contribuiria com a organização autônoma dos seringueiros, que foi o caso do Seringal Cachoeira.
Representando o Governo do Estado esteve presente o secretário de educação professor Daniel Zem.
O Prefeito Bira Vasconcelos falou das dificuldades e desafios há 3 anos atrás de acesso ao seringal e fala que nos dias de hoje encontra-se muito feliz por tudo estar melhor, e por está participando da inauguração da escola Esperança do Povo. E ressalta que “tudo que se consegue hoje é com muitos esforços”.
Bira finaliza sua fala com um pedido especial: “Não esqueça da história nunca” e brinca: “ Cachoeira pertence a Xapuri, entre tantos conflitos entre Epitaciolândia e Xapuri hoje não abro mão disso”.
A escola é um projeto Iniciado por Binho Marques e seguido por pelo Governador Tião Viana com total apoio da Prefeitura de Xapuri.

Raiane Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário