sábado, 14 de abril de 2012

Em pouco mais de um ano foram realizados mais de 1.800 exames de ultrassonografia em Xapuri

Compromisso do prefeito Bira Vasconcelos a saúde é uma das prioridades da Administração Todos por Xapuri,  a Secretaria Municipal de Saúde vem oferecendo desde 2011 o exame de ultrassonografia  no Centro de Saúde Dr. Felix Bestene, no ano passado de fevereiro a novembro foi realizado 998 exames de ultrassom, neste ano de fevereiro a abril já foram realizadas  498 ultrassonografias.
O exame é feito todas as sextas-feiras no posto de saúde com a média de atendimento a 40 pessoas por dia, mas já chegaram a ser atendidas até 70 pessoas em um único dia, atendendo também emergências do  hospital Epaminondas Jácome.
O agendamento deve ser feito com antecedência na própria unidade de saúde, a  pedido de um  médico.
O médico responsável pelos exames é o Dr. Jaime Calderon que foi contratado pela prefeitura para oferecer o serviço no município, uma vantagem para municipalidade é o sistema de contratação onde o profissional trás seu aparelho. Xapuri é um dos poucos municípios que dispõe desse exame, em uma conversa com uma usuária do serviço, Rayane Ferreira caldas, de 18 anos, moradora do Bairro Laranjal, ela diz  que é muito bom ter um programa de ultrasson como este em nosso município.

Rayane está grávida primeira vez e relata que ouvia as mulheres reclamarem que quando engravidavam tinham que se dirigir até Rio Branco ou na Bolívia para fazer o exame, muitas vezes pedindo dinheiro emprestado, devendo favor às pessoas, sem contar aquelas que nunca fizeram, já é a segunda vez que Rayane  esta fazendo o exame na unidade de saúde através deste programa. E ela não só realiza o exame, mas também realiza o Pré-natal que também é oferecido na Unidade.
Para Dona Leiva Maria, 42 anos, moradora da rua Guilherme Ferreira,  que não está grávida, mas está fazendo o exame a pedido do médico, fala que está muito feliz por saber que existe esse programa em nossa cidade “Para nós que ganhamos pouco esse programa é de grande importância, pois não precisamos mais gastar dinheiro para ir fazer o exame em outro município”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário