quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Xapuri participa do II Encontro Regional de Idosos

O grupo da melhor idade de Xapuri participou no ultimo sábado no município de Epitaciolândia do II Encontro Regional de Idosos.
Xapuri tem um grupo de 110 pessoas coordenadas pela professora Mira através da Secretaria Municipal de Ação Social, com acompanhamento médico, psicológico e social, além de realizarem atividades que muito faz bem para a saúde de cada um dos participantes.
Participaram do encontro representantes dos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Plácido de castro, Porto Acre, Epitaciolândia, Xapuri e Cobija.
Brincadeiras, bingos, sorteio de prêmios e muita música animou esse momento maravilhoso de descontração.
Para dona Luzia Matos uma das 48 pessoas que participaram o grupo da melhor idade é muito importante para ela, “minha vida mudou  depois do grupo, aconselho para quem quiser participar”.
No próximo dia 01 de outubro será comemorado o dia do Idoso em Xapuri, na ocasião o prefeito Bira Vasconcelos apresentará a planta do projeto de construção do centro de referência do Idoso, contemplando mais um compromisso firmado com a população xapuriense.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bira Vasconcelos integra a comissão pró-ponte

O prefeito Bira Vasconcelos participou na noite desta terça-feira dia 27 de setembro da reunião da comissão pró-ponte, manifesto que será realizado no dia 07 de outubro através de uma audiência pública que pede em nome da população xapuriense pela construção da ponte entre o bairro da Sibéria e o centro de Xapuri.
 A audiência será realizada no salão paroquial da igreja de São Sebastião com inicio às 10 horas. Todos os segmentos da sociedade estão envolvidos, produtores, extrativistas, assentados, pecuaristas, pastores, políticos e comerciantes, no dia da audiência todo comércio de Xapuri fechará entre as 10 e 11 horas da manhã, em apoio à causa. 
Bira apoia a causa e vem articulando junto ao Governo do Estado para que seja concretizado esse sonho que hoje não é mais uma causa de A ou B, e sim da população xapuriense, “Estamos juntos” disse Bira Vasconcelos referindo-se a causa da ponte.
Bira Vasconcelos fortaleceu a comissão sua posição favorável e mostrou o quanto vem articulando em prol da ponte da Sibéria e colocou a prefeitura a disposição para realização do evento, desde a estruturação do evento a transporte das pessoas.
Estima-se um público de mais de 1.000 pessoas no dia do evento que vai contar com uma rigorosa organização para garantir a legalidade da audiência que deverá contar com os 24 deputados estaduais, federais e senadores, que vão lutar por este sonho xapuriense.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bira Vasconcelos inaugura ramal


O prefeito Bira Vasconcelos inaugurou no ultimo sábado o ramal dos dois Irmãos, a comunidade reivindicava há muitos anos a abertura desse novo acesso a comunidade antes só possível pela Br. 317 com a necessidade de atravessar o Rio Acre uma vez que a comunidade fica à margem esquerda do rio Acre.
O novo ramal tem acesso belo bairro da Sibéria com 58 km de extensão e comtempla outras comunidades como Pimenteira, Simitumba e Japão. Bira Vasconcelos falou da importância do programa de recuperação de ramais para Xapuri e agradeceu o apoio do Governo do Estado, “este programa é muito importante para o município, esse ano estamos realizando um trabalho ainda melhor garantindo o acesso as comunidades e isso reflete na cidade, conseguimos manter o escoamento da produção dando tranquilidade ao produtor de que ele vai produzir e vai ter como comercializar, sem contar com outro programa que é o compra antecipada que compra a produção que abastece as escolas e os programas sociais do município.”
Com a abertura do novo ramal agora a comunidade pode trazer a  sua produção sem ter a necessidade de descarregar para fazer a travessia do rio, “antes precisava atravessar a produção, às vezes agente tinha até que dormir do outro lado do rio vigiando os produtos esperando o caminhão chegar pra embarcar e trazer para rua, agora agente vai reduzir o nosso trabalho” disse Tião Aquino que trabalha com extrativismo na comunidade dois Irmãos, a travessia agora será pela balsa que liga o centro da cidade ao bairro da Sibéria.
Raimundo Mendes de Barros agradeceu em nome da comunidade o empenho do Governo e da Prefeitura em valorizar e levar qualidade de vida para os povos da floresta e reconheceu esse importante trabalho de abertura de ramais.

Novo acesso a comunidade dois irmãos favorece o escoamento da produção

Conselho tutelar ganha carro novo

Na tarde desta segunda-feira dia 26 de setembro o prefeito Bira Vasconcelos entregou um  carro novo para o conselho tutelar de Xapuri. Fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Henrique Afonso que foi ampliado pelo Governo do Estado para contemplar todas as prefeituras do Estado.
Bira Vasconcelos falou da estrutura defasada em que se encontrava o conselho tutelar e que as coisas têm avançado no tempo certo, “arrumamos a sede do conselho com apoio da promotoria de justiça, reformamos a Kombi por algumas vezes, conseguimos um carro cautelado pela justiça mais nunca paramos de lutar por um veiculo novo como este, que ofereça segurança aos conselheiros e a população e este ano melhoramos o salário dos conselheiros.”
Após a fala das autoridades Bira convidou a promotora de Justiça Dra. Diana Soraya para fazer a entrega da chave do carro ao presidente do conselho Sebastião Ribeiro em reconhecimento ao belíssimo trabalho que a promotoria vem fazendo pela juventude de Xapuriense.  

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Prefeitura repassa recurso para creche Olhar de Criança

A Creche Olhar de Criança funciona desde 2003 no antigo prédio da escola Rita Maia, que passou por reforma e adequação para receber as crianças, a instituição funciona com repasses de uma entidade Italiana. Nos últimos anos a procura por vagas na creche tem crescido muito impulsionada pelo crescimento da oferta de emprego no município.  Hoje, ultrapassa 120 crianças com idade entre um ano e oito meses a quatro anos de idade, com esse crescimento ocasionava a falta de material pedagógico, alimentos, pessoal de apoio, limitações de espaço físico e a qualidade dos serviços oferecidos às crianças.
 Na gestão anterior à de Bira Vasconcelos recursos do Governo Federal destinados ao município eram devolvidos por falta de convênio entre a prefeitura e a instituição. Bira Vasconcelos enviou para câmara municipal o projeto de lei que garante o repasse para instituição no valor de R$ 11.340,00 por ano.
Bira chegou a ter que devolver cerca de seis mil no inicio da sua administração que vieram para administração anterior, “Eu fiquei muito triste em ter que devolver esse dinheiro, porque eu sabia e sei o quanto ele é importante para estas crianças que estão sendo atendidas neste espaço e aí junto com a secretaria de Educação do nosso município criamos essa alternativa para ajudar na educação desses pequenos. Eu acredito que é nessa idade que devemos investir e tornar essas crianças cidadãos de bem” ressaltou Bira Vasconcelos .
Com esse repasse do município garantimos um bom atendimento às crianças com qualidade e nos possibilita a cada vez mais melhorar, afirmou Ignês Gambim administradora da Creche.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Agora flores

Dona Lucimar Pereira da Silva moradora da rua José Soares no bairro do Laranjal comemora a pavimentação da sua rua plantando flores em sua casa. Moradora do bairro a quatro anos relata as dificuldades que passava  para sair de casa quando chovia, “tinha que sair com saco plástico nos pés, com a água no meio do joelho, meus filhos as vezes saiam para ir a escola  caiam no meio da lama, era o maior aperreio”, Lucimar mora com mais cinco pessoas entre filhos e sua mãe dona Emília Pereira do Nascimento de 90 anos de idade, “divido meu tempo trabalhando na colônia, e sempre trago minha mãe para cidade agora mesmo ele esteve doente e por isso está aqui, ficava preocupada quando ela precisava sair de casa com medo de cair na lama agora passou”, Lucimar disse que sempre teve fé que um dia a vida mudaria e jamais pensou em sair do bairro, “agora vou expressar a nossa alegria plantando flores em frente da minha casa” disse Lucimar.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bira Vasconcelos realiza agenda rural

Com as patrulhas mecanizadas trabalhando a todo vapor na zona rural de Xapuri realizando melhoria e abertura de ramais o prefeito Bira Vasconcelos está constantemente visitando as comunidades e acompanhando o andamento dos trabalhos. Na ultima quarta-feira dia 21 de setembro Bira esteve na comunidade Pinheiro Barreto discutindo com a comunidade o inicio dos trabalhos de recuperação e ampliação do ramal. Ontem, Bira esteve reunido com a comunidade do Morro Branco e no sábado estará na comunidade 2 irmãos inaugurando o ramal junto a comunidade.
“Estamos com muitas ações na zona rural, o programa de recuperação de ramais está bem encaminhado e estamos reunindo com as comunidades para planejar o inicio das obras contemplando outras comunidades, estamos iniciando também o programa Peixe na mesa e o programa de mecanização de terras é muita coisa boa acontecendo no campo e na cidade” disse Bira Vasconcelos.
 O prefeito também lembrou que no inicio da sua administração tinham quatro linhas de escoamento da produção funcionando com caminhões onde o produtor pagava para transportar seus produtos, e hoje são 16 linhas que funcionam de inverno a verão transportando 4.500kg de produtos diariamente contemplando mais de 1000 famílias na zona rural.

Estagiários do curso de Gestão Ambiental da UNOPAR elaboram projeto para recuperação de Igarapés de Xapuri

Uma turma composta por onze estagiários, acadêmicos do curso, Tecnólogo em Gestão Ambiental, da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Pólo de Brasiléia, estão elaborando um projeto para a recuperação de uma nascente de água localizada dentro de uma área de terra onde hoje serve de pastagem para animais (bovinos e equinos).
A nascente de água está praticamente morta e, antigamente, era um dos afluentes do Igarapé Santa Rosa, que corta o centro da cidade entre o Bairro Braga Sobrinho (Bolívia), um dos principais igarapés de Xapuri.
A recuperação da nascente está inclusive dentro do programa do governo do Acre, “floresta Plantada”, que visa o reflorestamento de áreas que sofreram ação humana, como é o caso do manancial que hoje parece mais uma poça d’água. Toda a mata ciliar no entorno também foi destruída pela ação humana.
O grupo de alunos está bastante eufórico e entusiasmado com a recuperação da área. O projeto está sendo elaborado e será colocado em prática já nessa semana.
“Sem água a gente não pode viver. E, através da ação do homem essa nascente está morrendo. Se isso acontecer com essa e com mais algumas outras, as futuras gerações irão sofrer com a escassez do Líquido precioso”, disse um dos estagiários, Raian Teodózio. 
O diretor de Meio Ambiente da prefeitura de Xapuri, Danilo Araújo Souza, disse que um trabalho parecido já foi realizado no mesmo local, mas, como o mesmo não foi cercado, os animais destruíram as árvores que foram plantadas. Ele enfatiza que agora o trabalho será diferente.
“Fizemos a medição da área e agora o objetivo é cercar o local para que animais não entrem e destruam tudo novamente, vamos aradar o entorno da nascente e plantar árvores nativas. A meta é reflorestar todo o local, para que, daqui mais ou menos uns dez anos, a nascente possa está totalmente recuperada, jogando água novamente no Igarapé Santa Rosa”, afirmou.
O prefeito Bira Vasconcelos visitou a turma de estagiários na tarde desta Quarta-feira (21). Ele conversou com os alunos durante cerca de uma hora e meia e foi enfático ao falar que a cidade precisa de bastante ajuda com relação as questões ambientais.
“Xapuri tem muitos problemas ambientais, se iniciativas como essa continuarem a ser desenvolvidas, quem ganha é a cidade e, eventualmente a população, pois com o desmatamento, a degradação e o assoreamento do igarapés, mais tarde quem vai perder não seremos diretamente nós, mas as futuras gerações”, disse.
Os alunos/estagiários estudam na UNOPAR, Pólo de Brasiléia, mas todos residem em Xapuri. A área onde está localizado o manancial que será recuperado já pertence à prefeitura depois que um acordo judicial foi feito com o dono das terras.

Fonte: Acnoticia.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Meu NIver

Pensei, pensei, pensei, e descobri  o quanto é difícil falar sobre eu mesmo RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS.
Neste dia tão especial para mim lógico, agradeço a Deus por mais este ano vencido, pela minha família, meus amigos e até por aqueles a quem não sou bem vindo.  Hoje também é dia da árvore e minha primeira ação no dia do meu aniversário foi fazer uma oração e plantar uma árvore. Fui...


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Satélite a caminho da Terra

NASA já sabe quando ele vai cair, mas não onde
O satélite UARS está com chegada marcada para esta sexta-feira, dia 23 – com margem de erro de um dia a mais ou a menos. De acordo com os cálculos dos cientistas da NASA, o satélite vai se quebrar em uns 26 pedaços conforme for chegando mais perto do nosso planeta. A peça mais pesada terá mais ou menos 158 quilos.

A má notícia é que, além de não haver muita certeza do local da queda, existe a probabilidade de algum pedaço cair na cabeça de alguém: há 1 chance em 3.200, para ser mais exato. Se você for parar para pensar, é uma chance bem grande.

“É um problema difícil de cálculo”, afirmou Steve White, professor de física da California State University. “Ele está se movendo realmente rápido. Na verdade, ele dá uma volta completa na Terra a cada 90 minutos”.

O melhor cálculo até agora estabeleceu que ele deve cair entre os 57º de latitude norte e os 57º de latitude sul – ou seja,  basicamente todas as regiões habitadas do globo abaixo de Juneau, no Alasca.
Fonte: Superinteressante

Bira Vasconcelos empossa nova Secretária de Ação Social

O prefeito Bira Vasconcelos empossou na tarde desta segunda-feira dia 19 de setembro a nova secretária municipal de Ação Social.
 A professora Elisangela Horácio Menezes xapuriense de família tradicional, dedicada a educação desde  14 anos de idade chega para somar e deixar sua marca de profissional competente e dedicada a frente da Secretaria de Ação Social. Bira agradeceu a Sátila pelos mais de 12 meses que esteve a frente da secretaria e pelos bons resultados que vem sendo colhido.

domingo, 18 de setembro de 2011

América homenageia Reinaldo

Jogador do time do América da segunda divisão do campeonato xapuriense de futebol faleceu na ultima semana em uma derrubada na zona rural de Xapuri. Goleiro do time nos últimos anos deixa muita saudade para a equipe, amigos e familiares que estiveram na ultima sexta-feira  dia 16 de setembro recebendo homenagem da equipe ao jogador. Jogo válido pela 6ª rodada já havia sido adiado após o falecimento e teve uma cerimônia especial.
Pais, irmãos, sobrinhos e muitos amigos se emocionaram com as fotos apresentadas na cerimônia e com a fala do presidente do time Ricardo Viana. “Reinaldo era uma pessoa muito alegre e persistente nos passava muita confiança em campo e é nele que os outros goleiros se espelham para serem grandes profissionais, o mundo com ele era diferente” disse Ricardo o América confeccionou uma camisa em homenagem a Reinaldo que foi entregue a seus familiares. O América venceu por  3x1 o Olaria.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bira Vasconcelos anuncia inicio de programas na Agricultura


O prefeito Bira Vasconcelos anunciou na manhã da última quarta-feira dia 14 de setembro o início de dois programas direcionados para agricultura. Programas que fazem parte do plano de governo da administração Todos por Xapuri, o peixe na mesa vai contemplar 100 famílias, serão construídos 66 açudes para agricultura familiar com 23 horas trabalhadas de trator, e 40 para médio produtor com 40 horas.
Para o senhor Antônio morador do assentamento Tupá, essa iniciativa é um compromisso do Governo Federal, Estadual e municipal, com o produtor rural  que terá mais essa possibilidade de renda e melhora na qualidade de vida.
Outro programa anunciado é a mecanização de terras que neste ano mecanizará cerca de 200 hectares, nesse primeiro momento as comunidades já cadastradas receberão a melhoria de dois hectares por propriedade para garantir que mais pessoas possam ser contempladas. A prefeitura conta com apoio da SEAPROF na realização, fiscalização e apoio técnico nesses programas.
A prefeitura de Xapuri disponibilizará além da frota de tratores utilizados nos anos anteriores mais dois tratores novos que foram adquiridos em agosto através de emendas parlamentares conseguidas pelo Prefeito Bira Vasconcelos.
Grande quantidade de produtores compareceram a reunião que também teve como pauta o programa de recuperação e abertura de ramais e o Luz para Todos.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PRF apreende carne que abasteceria restaurantes na capital

A patrulha da Polícia Rodoviária Federal apreendeu no entroncamento de Xapuri a quantia de 273 quilos de carne. Pacu, jandiá, Bodó, pirarucu e branquinho seriam comercializados em um açougue da capital localizado no bairro do Calafate e seriam servidos em restaurantes chiques da capital.
 O pescado estava sendo transportado de forma inadequada enrolado em lona com gelo, comprometendo a refrigeração e conservação do produto além da não comprovação da  procedência do pescado o que tudo indica que tenha sido adquirido na Bolívia.
Além da apreensão e inutilização do peixe o veiculo que transportava o produto foi apreendido por ter um mandato de busca e apreensão da Justiça  do Trabalho.
Os 273 kg de pescado foram entregues a vigilância sanitária municipal que inutilizou para consumo com produtos químicos e encaminhou para o aterro sanitário do município onde foi enterrada.
 O inspetor da PRF disse que a população pode ajudar a combater esse comércio ilegal denunciando pelo telefone 191 ou 3248 – 6230.
Essa é a segunda vez que é apreendido carne no entroncamento em menos de um mês e a vigilância municipal trabalha para evitar que essa prática não chegue a  Xapuri.

Obras a todo vapor

Rua João  Cândido Gondim
Empresa monta três frentes de trabalho e intensifica as obras
Após a inauguração da rua principal do Laranjal no ultimo sábado mais três ruas do bairro estão sendo pavimentadas, a rua Cabo Aldo com cerca de 350 metros, a rua Nações Unidas com 700 metros e João  Cândido Gondim com cerca de 300 metros.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Agricultura anuncia pacote de ações que iniciarão nos próximos dias em Xapuri

Entre as ações está o programa peixe na mesa
A prefeitura de Xapuri em parceria com o Governo do Estado fará o anuncio do inicio do programa peixe na mesa nesta quarta-feira dia 14 de setembro a partir das 08h30min no salão paroquial.
O programa peixe na mesa contemplará cerca de 100 famílias entre agricultura familiar com 66 açudes e médio produtor com mais  44  açudes.  Outra ação que será anunciada será o programa de mecanização de terras que mecanizará mais de 200 hectares neste ano, “será trabalhado 2 hectares para cada produtor nesse primeiro momento visando atender a maior quantidade de pessoas possível” disse a secretária de Agricultura Leide Aquino, “vamos está anunciando também a ampliação do escoamento da produção chegando este ano 16 linhas de escoamento e comtemplando a comunidade do União” ressaltou Leide, a comunidade União faz parte de um ramal que já foi aberto este ano pelo programa de recuperação de Ramais.
 A secretária convida toda população xapuriense para participar deste momento tão importante para o município de respeito, de valorização ao homem do campo, no mês passado a prefeitura adquiriu dois tratores de rodas, uma caçamba e um trator de esteira para reforçar os trabalhos de melhoria de ramais e mecanização de terras.
Na reunião será discutido também as obras do programa Luz para Todos e as próximas comunidades que serão contempladas com o programa de recuperação de ramais.

Prefeitura realiza grande atividade no PAE Equador


No ultimo sábado dia 10 de setembro a prefeitura de Xapuri realizou uma vasta programação no projeto de assentamento agroextrativista do seringal Equador – PAE  Equador, comemorando 10 anos da associação daquela comunidade que foi instituída em 13 de setembro de 2001. Atendimento médico, exames de glicemia, aplicações de vacinas, roda de leitura, gincana cultural, palestra com equipe da Natex, informações sobre bolsa família, cadastramento em programas sociais, corrida pedestre, brincadeiras e torneio de futebol animaram a comunidade durante todo o dia.
Pela tarde, a programação contou com a presença do Governador Tião Viana que entregou os PDC (programa de desenvolvimento comunitário)  para as comunidades do Equador e Tupá.
 Após a fala das autoridades foram entregues as premiações das atividades culturais e esportivas pela associação da comunidade. O prefeito Bira Vasconcelos disse que “hoje é um dia de muita alegria não só aqui na zona rural com a entrega do PDC mais na cidade também pois, estaremos entregando a primeira rua do programa Ruas do Povo”.
Após a atividade no Equador a comitiva do Governador dirigiu-se até o Laranjal onde foi inaugurada a rua principal daquele bairro.

domingo, 11 de setembro de 2011

O povo não pode esperar mais 30 anos, o poder público tem que chegar a população mais carente


Questionado insistentemente não só em meu blog mas, em outros blogs de Xapuri como tenho visto  por uma pessoa  sobre  saneamento básico nas obras do ruas do Povo, onde  parece  nítida a preocupação em desmerecer as obras realizadas pela administração municipal com apoio do Governo do Estado do Acre e manter o pessimismo que muitos insistem em implantar em Xapuri. Nos anos de 2006 ou 2007 (não vou perder meu tempo pesquisando essas datas para informar com precisão) o gestor anterior do município calçou as  ruas Deocleciano Lago e Cícero Ferraz, Petrônio Rodrigues, Luiz Ramos e 20 de janeiro no  bairro do pantanal.
Em 2009 veio a primeira fiscalização do Ministério  Integração  Nacional  e em maio deste ano a Polícia  Federal esteve novamente fiscalizando estas obras citadas que apontam irregularidades nos convênios desde largura das ruas, falta de calçadas, uso de material de péssima  qualidade, prestação de contas  e outros. Pergunto, ninguém contestou , na época,  já existiam  blogs como o Xapuri Agora  e não recordo nenhuma indagação sobre o fato, e o saneamento básico ? Contudo, aquela população do Pantanal saiu da lama, da poeira, da miséria em sair de casa num dia de chuva e vivem até hoje nas mesmas condições de antes da obra de calçamento e tenho toda certeza do mundo se indagados se esperariam chegar primeiro o saneamento básico  do que o calçamento prefeririam o calçamento. Não que vá acontecer no Laranjal que há 30 anos nunca recebeu uma benfeitoria de nenhuma administração que passou por aqui, se o dinheiro é do povo o povo está usufruindo dos seus impostos e quando o saneamento chegar vai gerar trabalho e oportunidade para o povo de Xapuri Novamente.
Fechando minhas palavras, a minutos atrás estive no Laranjal (19h30minutos deste domingo chuvoso) percorri a rua principal do bairro  debaixo de chuva e senti a mesma emoção quando calçaram um pequeno pedaço da rua em que moro  em 2007, sabendo que amanhã as pessoas vão acordar e sair de casa sem sacolas plásticas nos pés, sem as crianças caírem na lama indo para a escola e tendo a certeza de que dias melhores virão.
Mesmo assim deixo essa matéria da Agência de Noticias do Acre em que Xapuri está incluso no Pac Saneamento.
Governador Tião Viana solicita inclusão de todos os municípios acreanos no programa de saneamento da Funasa
Governador Tião Viana ao presidente da Fundação Nacional de Saúde, Gilson de Carvalho Queiroz Filho, a inclusão de todos os 20 municípios acreanos com menos de 50 mil habitantes nos projetos de saneamento básico que serão financiados pelo órgão nos próximos meses (Foto: Romerito Aquino) O governador Tião Viana solicitou nesta terça-feira, 6, ao presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson de Carvalho Queiroz Filho, a inclusão de todos os 20 municípios acreanos com menos de 50 mil habitantes nos projetos de saneamento básico que serão financiados pelo órgão nos próximos meses.
Com essa proposta, o governador pretende chegar em 2014 com todos os 22 municípios do estado sendo abastecidos por água e esgotamento sanitário, além de terem todas as ruas pavimentadas pelo programa Ruas do Povo, que já vem sendo executado na maioria dos municípios do estado. O presidente da Funasa prometeu estudar o pedido feito pelo governador.
Na audiência com o presidente da Funasa, o governador agradeceu a ele e à presidente Dilma Rousseff as pré-seleções que já definiram o atendimento de quase toda a demanda do estado em termos de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, o que vai melhorar, em muito, a qualidade de vida das famílias acreanas.

Tião Viana e Bira Vasconcelos inauguram rua no Laranjal

O governador Tião Viana esteve nesta sábado em Xapuri inaugurando a primeira rua do Programa “Ruas do Povo” a rua Francisco Vieira dos Santos com cerca de 820 metros. Na ocasião, Bira falou do compromisso firmado com o Governador Tião Viana em trazer obras como essas para Xapuri que entre os municípios do Acre é um dos que tem maior déficit em pavimentação de ruas.
 Tião cumprimentou os cerca de 100 xapurienses que estão trabalhando nas obras e disse “ ano que vem vocês vão está aqui de novo dessa vez trabalhando com saneamento básico”, referindo-se a Xapuri está comtemplada no Pac saneamento que levará obras de saneamento básico para toda cidade e acontecerá em 2012. Bira Vasconcelos falou dos compromissos firmados com a comunidade do Laranjal e que hoje é uma realidade, “estamos fazendo história, graças a Deus e agradeço ao apoio do Governador Tião Viana, que tem me ajudado a cumprir nossos compromissos a se tornarem realidade para o nosso povo, levando saúde, qualidade de vida, educação e agora infra estrutura”, Bira lembrou do sofrimento do povo do Laranjal e que o bairro a partir de hoje tem uma nova historia.  

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

05 de setembro dia da Amazônia

Programação começou com o tradicional peladão no estádio Álvaro Felício Abrahão com a participação de mais de 30 times. As 18:00h em frente a Prefeitura de Xapuri desfile cívico com a participação do Exército Brasileiro companhia de Epitaciolândia, escolas Latife Zaine Kalume, Plácido de Castro,  Alcimar Nunes Leitão, Caminho  do Saber, São  João do Guarani e escola Rita Maia. O IFAC  também apresentou um teatro contando a vida e morte de Chico Mendes. A população compareceu em grande número lotando o trecho da rua 24 de janeiro em frente a prefeitura de Xapuri.  O prefeito Bira Vasconcelos discursou falando sobre a preservação da natureza,  a preocupação com a seca do rio Acre e as queimadas e a extinção de animais nas florestas. Convocou  todos a agirem em prol do planeta, “o que vamos deixar para a geração dos nossos filhos e netos”, referindo-se a previsão de em 30 anos faltar água potável no planeta e um litro de água custar mais que um litro de petróleo. O encerramento do desfile cívico ficou por conta da fanfarra Banmed de Epitaciolândia.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Peladão 2011, maior torneio de futebol da regional do Alto Acre começa em Xapuri

No dia 05 de setembro dia da Amazônia começou no estádio Álvaro Felício Abrahão o tradicional peladão, torneio que teve início em Xapuri no ano de 1974, criado pelo vereador João Simão dos Santos o saudoso “João Sabiá” e tinha como presidente da liga de esporte Eurico Fonseca Filho.
O  torneio de futebol é um dos maiores que acontecem no estado reunindo mais de 30 times participando promovendo a interação entre pessoas da zona urbana e rural do município, com nome de times engraçados além de jogadas dignas de craques e outras dignas de bola murcha do Fantástico.
A fase final do torneio acontecerá no dia 07 de setembro a partir das 08:30mim no estádio municipal. Grande público prestigiou o torneio durante todo o dia apesar do forte calor.

A fonte utilizada por mim para esse apego a datas e pessoas citadas foram através do Calixto figura emblemática do futebol xapuriense. Se mais alguém tiver conhecimento de datas e nomes envie para fecharmos a história desse evento.
Retificação:
Observação. O torneio PELADÃO não foi criado em 1974, nem pelo João Simão, tampouco por Eurico Filho. Na realidade quem criou esse torneio foi o saudoso JOÃO MUCUIM no ano de 1982, na gestão do Prefeito Jorge Akel Hadad. Recordo-me na época, uma vez que participei da primeira reunião ocorrida no Clube Ponto Chic, recém inaugurado que a principal exigência do Seu João Mucuim era que os jogadores fossem todos da zona rural, não aceitando jogadores da zona urbana. Por favor retifique.

Laranjal começa a ser calçado

Ruas que mudam vidas e fazem história
Maior programa de pavimentação de ruas da história de Xapuri começa a se concretizar no Laranjal.  Bairro que nunca recebeu nenhuma benfeitoria das administrações que  passaram serviu de  palanque político para eleição de muitos gestores em Xapuri. Hoje, Bira Vasconcelos com apoio do Governo do Estado torna realidade através do programa Ruas do Povo, mudará a cara do bairro e levará saúde e qualidade de vida para um dos bairros mais antigos e tão esquecido. Com início dos trabalhos com tijolos são mais de 60 empregos gerados dentro do município.
2011 é o ano da infraestrutura em Xapuri, no Laranjal quase todas as ruas serão pavimentadas e a prefeitura já trabalha com limpeza de uma área de terra onde vai ser construída uma quadra de esportes.
“Na campanha fizemos compromisso com o povo do Laranjal e muitos acharam que nós seriamos apenas mais um a prometer, e hoje começamos a escrever uma nova história no bairro, com qualidade de vida, sem lama no inverno e sem poeira no verão, além de valorizar o bairro e  as propriedades” disse Bira Vasconcelos.

domingo, 4 de setembro de 2011

Grande público prestigiou a atração nacional no Carnapuri

Um dos maiores públicos do carnaval fora de época de Xapuri foi registrado na noite deste sábado superando certamente quando em 2009 teve também uma atração baiana Tchakabum.
Apesar de atraso devido a parte do material de palco da banda ter sido erroneamente encaminhado à outro município onde outro musico se apresentaria agenciado pela mesma empresa que trouxe a Guig Guetto a Xapuri. A programação que começaria as 23h com banda local  não foi permitido pela equipe técnica da banda que começou preparação (regulagem de som, verificação técnica) e montagem de alguns instrumentos inviabilizando a utilização do som por outra banda antes da Guig.
Chegado os instrumentos e tirado o excesso de estrelismo que deixou muita gente impaciente inclusive a equipe de organização da prefeitura causando ansiedade e inquietação aos foliões o show começou as 01h30 e agitou os foliões até o final do carnaval. Após a apresentação da Guig a banda Frutos da Terra se apresentaria utilizando a estrutura da banda nacional o que não foi possível devido a retirada dos materiais individuais de cada musico o que levaria cerca de 40 minutos para inicio da banda ultrapassando o tempo de encerramento do carnaval.
Apesar dos contratempos que participou gostou muito do evento que trouxe muitas pessoas dos municípios vizinhos a Xapuri que gostaram e parabenizaram a iniciativa de Xapuri.

Programação do dia 05 de setembro

As 8h30min inicio do peladão – estádio Álvaro Felício Abrahão;
As 17h30min pronunciamento do Exmo. Prefeito Bira Vasconcelos, distribuição de muda de árvores, apresentação de fanfarras, desfile cívico das escolas Latife Zaine Kalume, São João do Guarani, Escola Alcimar Nunes Leitão, Caminho do Saber, escola Plácido de Castro, escola Rita Maia e IFAC – em frente a prefeitura de Xapuri;
As 19h rodada do campeonato xapuriense de futebol da 1ª e 2ª divisão – estádio Álvaro Felício Abrahão.

Semana da pátria começa com grande participação popular

A abertura da semana da pátria teve dois momentos no dia 1º de setembro. Pela manhã alunos da escola infantil Plácido de Castro formaram em frente ao prédio da prefeitura de Xapuri para hasteamento dos pavilhões ao som da banda de música dona Julia Gonçalves Passarinho.  Pela tarde, aconteceu o tradicional desfile cívico que desde 2009 vem sendo resgatado e concentrou grande multidão que prestigiou o desfile da Polícia Militar, Proerd, Corpo  de Bombeiros do Alto Acre e Escoteiros, Pro jovem Adolescente, grupo de escoteiros Marechal Candido Rondon e grupo da melhor idade. O prefeito Bira Vasconcelos falou da importância da semana da pátria, “nosso país tem uma história maravilhosa,  de vitórias e temos que nos orgulhar de sermos brasileiros por isso não podemos deixar essa tradição se acabar”, Bira agradeceu  as escolas por terem atendido esse chamamento do município e virem desfilar. A programação continuará no dia 05 e 07 de setembro com desfile das escolas a partir das 18horas em frete a Prefeitura de Xapuri.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

No Espalha, César Messias elogia saúde de Xapuri

O atendimento médico realizado no seringal espalha durante os dias 26 e 27 de agosto fazendo parte da programação realizada pela prefeitura de Xapuri, receberam elogios do Vice Governador César Messias que esteve na comunidade e acompanhou a prestação de serviços da municipalidade e comentou “vocês estão de parabéns pelo carinho e pelo bom serviço prestado aqui na comunidade” o vice Governador também parabenizou a diversidade de medicamentos, “em alguns municípios são em torno 20, no máximo 60 e aqui são 80 medicamentos”. Ressaltou.
A Secretaria de Saúde disse que “É um compromisso do prefeito Bira Vasconcelos oferecer saúde de qualidade para nossa população e trabalhamos todos os dias para melhorar cada vez mais”. A programação no espalha teve torneio de futebol, torneio de pesca e um super forro pra comunidade.

Prefeitura resgata a Semana da Pátria em Xapuri

Desde o inicio da administração Todos por Xapuri o prefeito Bira Vasconcelos busca resgatar junto a sociedade as tradições do município esquecidas a algum tempo. A semana da pátria é um evento que faz parte deste resgate e vem melhorando a cada ano.
 Nesta quinta-feira dia 01 de setembro foi aberta a semana da pátria que começou as 05h da manhã com a Salva de 21 tiros, as 8h hasteamento dos pavilhões acompanhados pela tradicional banda de musica Dona Julia Gonçalves Passarinho, mensagem do prefeito aos alunos da escola Plácido de Castro e Projovem adolescente e o funcionalismo público que fizeram parte da formatura.
A programação retorna as 17h com cicleata com saída da praça Getúlio Vargas, as 18h desfile cívico em frente da prefeitura de Xapuri com Projovem adolescente, escoteiros miris, grupo da melhor idade, Polícia Militar, Proerd, corpo de Bombeiros, e desbravadores de Brasiléia. Outra novidade foi o resgate da pira cívica que ficará acesa até o dia 07 de setembro.
 A população está muito motivada e espera-se uma grande participação nas atividades que se estenderão por toda a semana como o tradicional peladão, corrida ciclista e atletismo além do carnaval fora de época que acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de setembro.