segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Esquenta o carnaval em Xapuri

Maior festa popular do Brasil, o carnaval em Xapuri terá início na próxima sexta-feira dia 04 de março com a escolha do rei e rainha mirim, adulto e da melhor idade. A  escolha acontecerá na praça de eventos  praça São Gabriel  a partir das 19:00h. A quadra carnavalesca do dia 05 a 07 de março será das 23:00 as 03:00 e no dia 08 até o dia amanhecer . Enquanto  o carnaval não começa as associações dos moradores dos bairros da Sibéria e Bolívia realizaram esquenta carnavalesco com apoio da Prefeitura de Xapuri neste ultimo final de semana. O bairro da Bolívia levou o bloco dos sujos para as ruas da cidade atraindo muitos foliões que acompanharam o carro de som.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nova turma do pró-jovem recebe curso do corpo de Bombeiros

A nova turma do pró-jovem adolescente 2011 a 2012 começam as atividades do programa recebendo capacitação do corpo de Bombeiros do alto Acre. O curso de rapel comunitário teve duração de três dias e atraiu além dos 50 jovens iniciantes mais uns 20 dos jovens que já concluíram sua etapa no programa. Para Claudinei Tavares, assistente social que coordena o programa, esse primeiro momento para os jovens que estão entrando no programa é fundamental um bom começo para motivar a participação de todos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Xapuri cidade polo do conhecimento receberá mais uma instituição de ensino

A Unopar, Universidade Norte do Paraná será a próxima instituição de ensino superior, técnico e de graduação a vim fixar cede em Xapuri. O anuncio será feito nesta quarta-feira dia 23 de fevereiro as 19:30h no auditório da escola Divina Providência. A Unopar será construída na rua Deocleciano  Lago no antigo Centro Social, a prefeitura cedeu por comodato o espaço por um prazo de 25 anos. Cidade Polo do Conhecimento, Xapuri terá uma das maiores universidades de ensino a distância, e disponibilizará a maior variedade de cursos. Serão abertos 15 cursos superiores, 11 cursos técnicos e 29 cursos de pós-graduação, a Unopar oferece aulas via satélite, ao vivo garantindo a interação entre professores, alunos e tutores. Desde a abertura do polo de Brasiléia grande quantidade de alunos é de Xapuri, que se deslocam diariamente para cursar um nível superior. Em 2009 o prefeito Bira Vasconcelos em apoio aos alunos disponibilizou um transporte para ajudar na redução dos custos aos acadêmicos.  Com parcelas a preço acessível a Unopar espera iniciar as aulas no segundo semestre de 2011 com grande procura pelos cursos ofertados. O Prefeito Bira Vasconcelos está muito contente por ver as oportunidades chegando a Xapuri, “vamos ter bastante oferta de cursos agora é só estudar”, o município que vem numa crescente econômica com geração de emprego terá oferta e qualificação pessoal para ofertar  mão-de-obra qualificada para as fábricas, para os demais municípios e para o Estado do Acre.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sebrae realiza reunião com empreendedores de Xapuri

O Sebrae estará nesta terça-feira dia 22 de fevereiro em Xapuri realizando reunião com as pessoas que aderiram a categoria de empreendedor individual e ainda não fizeram sua declaração contábil referente ao ano de 2010. A reunião acontecerá no auditório da Associação Comercial as 10:00h. O empreendedor deve levar seus documentos pessoais e o CNPJ da empresa.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Natex envia 10 milhões de preservativos para o Estado do Pará

A fábrica de preservativos masculino de Xapuri desde o inicio da sua operação vem mudando a vida das pessoas na floresta e na cidade levando melhoria na qualidade de vida  e alavancando o crescimento do município, aquecimento na economia local e qualificação pessoal. São 160 empregos diretos, 95% é mão-de-obra  local, xapurienses que se qualificam diariamente dentro do plano de qualificação e capacitação, tendo  recebido promoção 36%  dos colaboradores. O lote de 10 milhões de preservativos foi enviado na ultima quinta-feira dia 10 de fevereiro para o  Estado do Pará um dos sete Estados  da região norte que recebe preservativos através do Ministério da Saúde  para atender as ações do Programa de Prevenção às DST’s/ Aids.
O governador Tião Viana anunciou o projeto apresentado ao Ministério da Saúde para duplicação da fábrica aumentando a capacidade de produção para 200 milhões de unidades por ano, um investimento de 36 milhões de reais e a unidade de luvas cirúrgicas  orçado em 14 milhões de reais aumentando a demanda de látex e mão-de-obra nas fábricas gerando centenas de empregos diretos e indiretos.
Como a pauta era desenvolvimento sustentável, o  governador anunciou também o plantio de 600 hectares de seringueiras nos municípios de Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia  e Assis Brasil.
Para o Prefeito Bira Vasconcelos, que se disse admirador da  política administrativa da fábrica, é um trabalho que representa muito para o estado e dá vida para o município. “Muita gente não acreditava que um dia isso pudesse acontecer, a fábrica é uma realidade, antes víamos aqui em Xapuri jovens sem expectativa de vida nas esquinas de madrugada sem nada a fazer, agora eles estão nas esquinas esperando o ônibus para ir trabalhar na fábrica, estudando, se qualificando e crescendo na vida”.
Haroldo Sarkis

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Inclusão, trabalho e renda para Xapuri e Alto Acre

Tião anuncia investimentos em produção sustentável, industrialização e infra-estrutura.
Produção agrícola com respeito ao meio ambiente, ruas pavimentadas – que geram, além de qualidade de vida, mais saúde à população – e inclusão social através do desenvolvimento econômico, com respeito ao meio ambiente. Esta é a matriz do governo Tião Viana, que levou a maioria de seu secretariado e se transferiu para o Alto Acre, onde permanece até o próximo sábado, para apresentar o plano de governo e anunciar investimentos nos municípios da região.
“Produção, trabalho, industrialização, saúde. Tudo isso faz parte da nossa agenda prioritária do Governo, sempre com respeito ao meio ambiente e com o apoio da presidente Dilma”, comentou Tião Viana.
A agenda governamental teve início em Xapuri, onde o governador anunciou a duplicação da fábrica de preservativos, que passará a produzir 200 milhões de unidades por ano e receberá um investimento de R$ 14 milhões. Tião também anunciou a construção de uma nova indústria no município, a fábrica de luvas cirúrgicas, orçada em R$ 36 milhões.
O governador lembrou o slogan de sua gestão: “Servir de todo o coração”, e disse que um dos compromissos de seu governo é servir ao povo do Acre com humildade e transparência.
“O Jorge e o Binho atravessaram as fases mais difíceis, as ações mais demoradas. Agora o tempo é mais breve, estamos na fase de chegar perto das pessoas, porque eles nos deram essa condição. O compromisso está selado e são muitos os desafios pela frente, mas estamos de mãos dadas para trabalhar pelo povo do Acre”.
Pavimentação é uma das metas do governo
Outra boa notícia em Xapuri foi dada pelo diretor do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) antigo Deas, Gildo César Rocha, que é a pavimentação de oito quilômetros de ruas, 51% do total da demanda do município.
“Nós mapeamos todos os municípios e registramos um total de 646 quilômetros de ruas que precisam ser pavimentados. Hoje nós anunciamos a pavimentação de oito quilômetros aqui em Xapuri e estamos discutindo metodologias e financiamentos com os demais municípios. A nossa meta é ousada, vamos pavimentar todas as ruas do Acre”, explicou Gildo.
Em Xapuri o Depasa está finaliza a instalação de hidrômetros em toda a rede de água, o que vai permitir abastecimento 24 horas por dia em todas as casas.
2,4 mil hectares de seringueiras
Os empreendimentos industriais de base florestal instalados em Xapuri nasceram com um motivo nobre: consolidar os ideais do líder seringueiro Chico Mendes, que lutou pelo desenvolvimento sustentável e a valorização das populações tradicionais, transformando a economia acreana de forma inteligente, aliando o crescimento econômico com a inclusão social e produtiva.
Os objetivos estão sendo alcançados. Uma das provas é a Nátex, que gera 160 empregos diretos e trabalha com 600 famílias extrativistas, que abastecem a indústria com látex de seringais nativos. Para suprir as necessidades da fábrica de camisinhas, que será duplicada, e da futura fábrica de luvas cirúrgicas, o governo anunciou o plantio de 2,4 mil hectares de seringueira em Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil.
O manejo madeireiro também foi contemplado e vai receber investimentos na elaboração de 48 mil hectares de planos de manejo, além de envolver projetos comunitários para 160 famílias.
Revisão das Multas
O governador Tião Viana anunciou a revisão de todas as multas aplicadas em 2010 pelo Ibama e Imac. “Se as pessoas que erraram porque não tinham outra opção puderem ter outra chance e se encaixar dentro de uma política ambiental, com melhoria da qualidade de vida, da produção econômica, essa pessoa vai aceitar”, disse o governador.
Cadeia produtiva do feijão recebeu 16 toneladas de sementes e uma unidade beneficiadora
A inclusão das pessoas através do desenvolvimento econômico é um dos eixos do governo Tião Viana, que está empenhado em transformar a economia acreana através da produção sustentável e da industrialização. Além do grande investimento na piscicultura, faz parte da política de produção o fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas, como o feijão, a fruticultura e suinocultura. O exemplo do que ocorre com as aves, numa parceria público, privado, comunitário, será replicada em outras cadeias.
O Alto Acre será, em breve, um grande produtor de feijão, ao lado de Marechal Thaumaturgo. Para impulsionar esta cadeia a Secretaria de Produção Familiar (Seaprof), entregou 16 toneladas de sementes de feijão que foi distribuída entre os municípios da região.
Mas, para desenvolver, não basta produzir. É necessário beneficiar. Por isso o Governo do Estado também assinou um convênio com a Coopergrãos para instalar uma unidade beneficiadora de feijão.
 
Principais Investimentos e ações:
Lançamento do programa de pavimentação
R$ 1 milhão para o programa de compra antecipada da produção 2011
Investimentos na elaboração de planos de manejo, incluindo o atendimento de 160 famílias
Revisão das multas ambientais aplicadas pelo Ibama e Imac
Lançamento do edital da Lei de Incentivo ao Esporte
Anúncio da dispensa do licenciamento ambiental para empreendimentos de até cinco hectares de lâmina dágua
Plantio de 2,4 mil hectares de seringueiras em Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri e Epitaciolândia
Entrega de 16 toneladas de sementes de feijão

Fonte Agência de Notícias do Acre.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ciretran de Xapuri tem novo local de atendimento

Atendimento da Ciretran em Xapuri passa a ser realizado na Oca.
A quinta Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Xapuri agora atende seus usuários em espaço integrado à sede da Organização de Centrais de Atendimento (OCA) do município. Em menos de uma semana de funcionamento no local, foram contabilizados aproximadamente 30 atendimentos diários. Essa média não foge à normalidade e demonstra que população está adptada satisfatoriamente ao novo ponto de atendimento.
Todos os serviços de Detran que já eram oferecidos no prédio anterior continuam sendo realizados da mesma maneira, tanto no que dizem respeito a veículo quanto a habilitação.
“Ter vindo para a OCA foi muito bom. Especialmente por conta da organização que proporciona para nós e para o cidadão. Aqui há toda uma sistemática. As pessoas pegam suas senhas e aguardam serem chamadas, sem tumultos. O ambiente é mais espaçoso, o que nos proporcionou ampliar o atendimento, além de ser climatizado”, declara o gerente da Ciretran de Xapuri, José Pereira da Silva.
O condutor Francisco Alípio de Souza, que utiliza os serviços do Detran com frequência, disse que juntar a circunscrição de trânsito à OCA foi um ganho aos usuários. “Sem contar que agora a gente vem no Detran e, com a mesma senha, já pode resolver outros problemas aqui mesmo, nos outros órgãos. Desse jeito, a gente ganha mais tempo para outras coisas que tem para fazer no dia-a-dia.”
Agência de Notícias do Acre 

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Colaboradores da Natex recebem capacitação do IFAC

A fábrica de preservativos masculino Natex realizou na ultima sexta-feira dia 11 de fevereiro, a formatura do curso de Química Básica que foi oferecido para os colaboradores  que trabalham diretamente nas áreas de controle de qualidade, análise laboratoriais, centrifugação do látex, fabricação de preservativos e preparação de compostos químicos. O curso foi realizado através de convênio entre a Natex e  IFAC de Xapuri, contou com a carga horária de 60 horas e capacitou 16 colaboradores. O  objetivo do curso foi oferecer um processo formativo que assegure a integração entre a formação geral e a de caráter profissional de forma a permitir tanto a continuidade nos estudos assim como o aperfeiçoamento e qualidade profissional, oferecendo experiências teórico-práticas na área de química.
Para Junior da Silva, colaborador que trabalha no setor de preparação e esta na fábrica a 4 anos, o curso foi muito proveitoso não só para o dia-a-dia na fábrica mais para  adquirir conhecimento de vida. “Aqui nós trabalhamos mais também recebemos qualificação profissional e isso é muito bom para crescermos na vida e no trabalho”.
Para diretora da fábrica Dirlei Bersch o oferecimento de cursos faz parte do plano de treinamento, capacitação e qualificação (PTCQ) da empresa. Desde 2007 foram oferecidos mais de 60 cursos profissionalizantes, contemplando 100% dos colaboradores. Esses cursos além de garantir maior rendimento e segurança no trabalho já proporcionaram uma promoção de 36% dos colaboradores promovidos a outras funções na fábrica.
O prefeito Bira Vasconcelos esteve presente na formatura e falou da importância da Natex e do IFAC para o município. “A Natex é muito importante para nós xapurienses, não só pela geração de emprego e renda mais também pela preservação e valorização dos povos da floresta e o IFAC representa esse novo momento do conhecimento,  da oportunidade para nossa juventude estudar e se qualificar” disse Bira Vasconcelos.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Funasa intensifica combate a dengue em Xapuri

A Fundação Nacional de Saúde intensificou desde setembro de 2010 ações de prevenção e combate a dengue no município. “Neste ano vem apresentando índices menores do que no ano passado mais isso não é motivo para reduzirmos o controle”, disse o técnico em entomologia Joaquim Vidal responsável pela coordenação dos trabalhos, a Funasa conta com mais seis pessoas que foram aprovadas no ultimo concurso municipal que reforçam e garantem a boa realização do trabalho. Nos últimos dias está sendo aplicado UBV no centro da cidade, bairro do Pantanal e Hermínio de Melo bairros que apresentaram aumento nos índices. Segundo Joaquim, toda cidade será borrifada nos próximos dias. A prefeitura tem intensificado também os trabalhos de limpeza de ruas  e retirada de entulhos em toda cidade.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pesquisa da Fecomércio aponta bom desempenho do comércio em Xapuri

O levantamento foi realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, através do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre - IFEPAC aponta que 42% dos empresários se dizem satisfeitos com o desempenho do comércio em Xapuri, entre os anos de 2007 e 2009.
Para eles, as fábricas de tacos de madeiras e de preservativos de látex de borracha natural, que geraram empregos na economia do município, aumentaram o volume de dinheiro em circulação no município.
A pesquisa foi realizada com empresários que possuem empreendimentos de micro e pequeno porte. Todos do ramo do comércio varejista de bens considerados essenciais ao consumo doméstico, de alimentos, vestimentas, medicamentos e outros materiais de saúde, dentre outros.
Enquanto isso, 58% afirmam que o mercado se manteve estável, ou até mesmo, decadente, nesse mesmo período.  De acordo com os entrevistados os investimentos foram insuficientes e os níveis de preços inviabilizaram uma evolução positiva do comércio local.
Os 42% dos empresários que apontam crescimento, estimam média de 20% ao ano. Além disso, demonstram boas perspectivas para 2011 em razão da melhora da economia local (28%) com aumento da massa salarial (8%), dentre outros fatores. Já os que afirmam desempenho foram aquém do esperado, dizem que o crescimento foi de 10% ao ano.
A carga tributária e os encargos sociais a que as empresas são submetidas são fatores que restringem o desempenho operacional, na opinião de 42% dos empresários. Outra grande preocupação é a escassez de recursos humanos qualificados no mercado de trabalho local.
O levantamento foi feito com 36 estabelecimentos comerciais do município de Xapuri diagnosticando que a cidade vive atualmente uma experiência da industrialização de produtos da floresta (borracha, castanha e madeira), através da fábrica Natex, que fabrica preservativos naturais utilizando a borracha natural retirada das reservas extrativistas da região.
fonte: Fecomercio

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Prefeito Bira lança programa Peixe na mesa. Esse é mais um compromisso firmado em campanha que começa a se concretizar

O objetivo é incentivar e valorizar a atividade de piscicultura do município tendo como principal desafio o desenvolvimento econômico da região de forma inteligente e responsável.

O lançamento do Programa Peixe na mesa aconteceu nesta terça-feira pela manhã na Casa Branca com a presença de cerca de 100 produtores e produtoras rurais que ficaram interessados em criar peixes.

Após a apresentação do Peixe na Mesa o prefeito Bira abriu espaço para o esclarecimento de dúvidas e logo em seguida quem pretende aderir ao projeto preencheu o requerimento de dispensa do licenciamento ambiental. O próximo passo será a visita técnica na propriedade de cada uma das famílias cadastradas e em seguida a consulta de créditos nos Bancos da Amazônia e do Brasil que financiarão parte do investimento.


O Projeto Peixe na Mesa “Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aqüicultura Familiar no Município de Xapurí visa o fortalecimento da cadeia produtiva do peixe com a construção de 100 açudes em parceria com o Governo do Estado e financiamento via instituições financeiras do custeio da produção.”

A iniciativa prevê a construção de um açude com 23 horas/trator para cada propriedade com previsão de área alagada de aproximadamente 0,5 hectares por açude, com aproximadamente 1,5 m de profundidade. Além disso, o produtor receberá capacitação em gerenciamento da piscicultura, tecnologia de produção e formas associativas na produção aquícola.

O produtor terá que buscar recursos junto aos bancos para a aquisição de ração e alevinos para o inicio da criação.
De acordo com o prefeito os açudes serão construídos exclusivamente para a atividade de piscicultura. “Nós, em parceria com o Estado estamos dando uma oportunidade para que esses produtores possam experimentar essa atividade e poder gerar sua renda de forma sustentável. Iremos dar o ponta-pé inicial e ofereceremos assessoria técnica ao projeto, porém, o produtor terá que ter vontade e disposição para continuar, o açude é para criar peixe. “

Para Raimundo de Barros, o peixe na mesa vai ajudar e muito a comunidade Rio branco onde ele mora e também quem fizer parte do programa. Segundo ele a assessoria técnica vai ser fundamental para o sucesso do projeto.

Até o final da reunião deram entrada no Projeto Peixe na Mesa, cerca de 80 produtores de Xapuri. Esse é mais um compromisso de campanha do plano de governo “Xapuri Merece respeito” que começa a se concretizar no município.


Fernanda Gomes/ Assessoria PMX