sábado, 27 de novembro de 2010

População xapuriense ultrapassa 15 mil habitantes

Xapuri que  no último censo de 2007 havia contado  14.314 habitantes com  3.890 domicílios ocupados,  tinha a estimativa para chegar a 15.079 já em 2009.  Dados do Censo 2010 já encerrado, e enviado para o sistema nacional do IBGE na ultima quarta-feira dia 24 de novembro mostrou um crescimento a cima da estimativa. Hoje são 15.334 habitantes com 4.301 domicílios ocupados tendo aumentado 1020 habitantes com a média de 3,57 habitantes por domicílios. Os dados já foram publicados no diário oficial da união segundo Olavo Gonçalves coordenar da Subárea do IBGE e estarão disponíveis em breve no site da instituição com mais dados e informações de Xapuri e todo o Brasil. O crescimento populacional não representará mudança da categoria do município o que representaria um aumento no FPM do município que teria que superar algo em torno de 16 mil e poucos. Já em relação a cadeiras na Câmara Municipal a quem diga que aumentará duas cadeiras no parlamento mirim. Segundo pesquisa realizada por este blogueiro na internet em uma página do Senado Federal mostra a tabela e quanto Xapuri teria que crescer para ter o aumento de pelo menos uma cadeira  veja no site.
http://www.interlegis.gov.br/comunidade/vereadores/20040402163200/20040402163220/  

Crescimento de Xapuri nos últimos censos:
2000 – 11.956 habitantes;
2007 – 14.314 habitantes;
2010 – 15.334 habitantes.
Haroldo Zaine Sarkis

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Xapuri será Polo do Conhecimento Sustentável no Brasil



 
Governador cria Programa Estadual de Fomento ao Conhecimento, e CATIE, da Costa Rica, instala escritório nacional em Xapuri
Xapuri se tornará um município pólo do conhecimento sustentável. O Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), instituição internacional de estudo com sede na Costa Rica, implantou oficialmente nesta terça-feira, 24, seu escritório técnico nacional naquele município, cujo prefeito, Bira Vasconcelos, assinou o decreto número 42/2010 criando o Pólo de Conhecimento de Xapuri.
Além disso, o governador Binho Marques encaminhou à Assembléia Legislativa a mensagem do projeto de lei que cria o Programa Estadual de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável. A cerimônia, parte da programação do Seminário Desenvolvimento Sustentável nas Florestas Tropicais, foi realizada no auditório da Biblioteca Pública do Acre. Entre outros, são instituições membros do programa o Banco de Cooperação Alemã (GTZ), a Associação Brasileira de Sorvetes, o Institute of Soil Science and Site Ecology - Dresden University of Technology, o Center For Sustainable Resource Development, o CIAT (agência da Colômbia) e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE).
Participaram do ato o presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães; o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos; a reitora da Universidade Federal do Acre, Olinda Batista; Helmuth Eger, diretor do GTZ Brasil; além de secretários estaduais, estudantes, ativistas socioambientais e pesquisadores nacionais e internacionais. "Avaliamos dois fatos neste evento: primeiro é um marco para o Acre e para o Brasil a organização do conhecimento e, depois, faz parte de um sonho, o sonho de Chico Mendes.
O CATIE é uma instituição internacional cuja missão é de reduzir a pobreza rural por meio da educação, pesquisa e cooperação técnica, além de promover a gestão sustentável da agricultura e recursos naturais. "Estar aqui é uma oportunidade muito grande. Quando o governador esteve na Costa Rica e falou de uma Nova Economia, baseada em baixo carbono e alta inclusividade eu disse: esta é a proposta do Catie", disse José Joaquím Campos Arce, diretor geral do CATIE, resumindo a interatividade das propostas do Acre e de sua instituição.
O governador Binho Marques esteve na sede do CATIE em maio passado, onde deu importantes passos para a instalação do escritório da organização em solo brasileiro. O Catie estabelece no Acre formando uma capacidade de recursos humanos essencial ao projeto de desenvolvimento sustentável que ao mesmo faz com que o Estado tenha maior distribuição de riqueza preservando o ambiente. O CATIE agrega empreendedorismo às questões da sustentabilidade no Acre. O governador sintetizou os resultados dos 12 anos de governo da Frente Popular: "estamos concluindo esse período de três governos com realizações que nós mesmos não imaginávamos".
Antigo parceiro do Acre, o GTZ se mantém como grande colaborador do trabalho desenvolvido no Estado. "O desenvolvimento do Acre nos últimos anos é mais que a concretização de um sonho. É um exemplo de implementação de políticas públicas", observou Helmuth Eger, diretor do GTZ no Brasil.

A grande aliança em favor da sustentabilidade

A Costa Rica é o país-sede do CATIE, que tem 13 outras nações como membros. O país desenvolveu instrumentos que ao mesmo tempo valorizam, mantêm e geram renda a partir de sua biodiversidade e do conhecimento acerca dela. A Costa Rica chegou a ter apenas 20% de suas florestas, mas trabalhou para recuperá-la e hoje tem mais de 50%, projetando chegar a 60% em breve. 
O CATIE combina a ciência, a pós-graduação e de cooperação técnica para alcançar essa meta. Instituição sem fins lucrativos, o CATIE gera renda e recebe contribuições de países membros para financiar parcialmente suas atividades para cumprir a sua investigação, educação e sensibilização da comunidade. Ele também tem o apoio de patrocinadores e doadores de vários países que se comprometeram a cumprir a sua missão.
No ato desta terça-feira, a instituição também assinou acordo de cooperação técnica com a Ufac. O documento foi firmado entre Olinda Batista e José Joaquín Campos Arce.  "A Ufac segue avançando em suas propostas e desafios", resumiu a reitora, agradecendo ao esforço do Governo do Estado no fortalecimento da universidade pública.

O que é o Programa de Promoção e Fomento do Conhecimento Sustentável?

O Programa Estadual de Promoção e Fomento do Conhecimento Sustentável será implantado pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia. Prioritariamente, o programa será concretizado através do Pólo de Conhecimento de Xapuri, instituído pelo projeto de lei encaminhado à Aleac como uma unidade territorial integradora do conjunto de ações de promoção e fomento às atividades voltadas para o conhecimento, seja de ensino, formação, pesquisa ou desenvolvimento tecnológico no Estado do Acre.  O programa está baseado nos seguintes princípios: 1) uso dos recursos naturais com responsabilidade e conhecimento técnico para proteção e integridade do sistema climático em benefício das presentes e futuras gerações; 2) desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias orientadas para o uso racional dos recursos ambientais; difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, divulgação de dados e informações ambientais e formação de uma consciência pública sobre a necessidade  de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.     
A manutenção do programa se dará também  pela captação de recursos junto aos Fundos de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e de Florestas. O programa prevê renúncia de impostos para atividades de estudo e pesquisas em Xapuri. "Queremos transformar uma região rica em alternativa de desenvolvimento sustentável", disse o governador Binho Marques.
Agência de Notícias do Acre

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Decreto municipal nº 042 de 23 de Novembro de 2010


MUNICÍPIO DE XAPURI – ACRE

Decreto municipal nº 042 de 23 de Novembro de 2010


Decreta o município de Xapuri como pólo de conhecimento  e de excelência em estudos  de desenvolvimento sustentável.

O PREFEITO MUNICIPAL DE XAPURI, no uso de suas atribuições  que a Lei lhe confere,
DECRETA:

Art.1º Fica decretado, para efeito de integração,promoção, captação de recursos e implementação do Programa Estadual de Promoção  e Fomento do Conhecimento da Sustentabilidade, o Município de Xapuri como pólo de Conhecimento  e de excelência em estudos de desenvolvimento  sustentável, denominado também Pólo de Conhecimento  de Xapuri.

Parágrafo Único. A prefeitura  municipal não desprenderá de recursos financeiros e orçamentários, salvo disposições  em Lei,  para a implantação do Pólo  de Conhecimento, devendo articular com instituições  públicas e privadas, nacionais e internacionais  com vistas  a mobilizar  recursos para este fim.

Art. 2º O Pólo de Conhecimento de Xapuri, visa articular e fomentar o desenvolvimento  local por meio  da formação  de capital  intelectual, de ações  em pesquisa  e desenvolvimento tecnológico/cientifico e da capacitação de recursos humanos, vinculadas ao processo  de desenvolvimento  sustentável  da região  amazônica.

Parágrafo Único. Na implantação e execução  de suas ações, o Pólo  de Conhecimento de Xapuri atenderá aos princípios e objetivos  do Programa  Estadual de Promoção e Fomento do Conhecimento da Sustentabilidade.

Art. 3º Este  decreto entra em vigor na data da sua publicação.

GABINETE  DO PREFEITO, 23 DE  NOVEMBRO  DE  2010, XAPURI, ACRE




Francisco Ubiracy Machado de Vasconcelos
Prefeito de Xapuri

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prefeitura de Xapuri conclui investimentos no bairro Constantino Melo Sarkis


A prefeitura de Xapuri vem trabalhando para levar ações de infra-estrutura e melhoria de vida para todos os bairros da cidade. No bairro e conjunto Constantino Melo Sarkis criado na administração do prefeito Júlio Barbosa de Aquino o bairro vinha recebendo famílias sem infra-estrutura como calçamento de ruas e saneamento básico.

O programa de governo do prefeito Bira Vasconcelos tem levado investimentos para todos os bairros da cidade. No Constantino, já foram realizados 360 metros de esgoto, 445 metros de drenagem, construção de 58 kits de fossa filtro, 600 metros de rede de água, 520 metros de rede de energia elétrica baixa e alta, 820 metros de calçadas, 1.600 metros de meio fio, construção de 28 casas populares e playground. Este novo conjunto habitacional levará o nome do xapuriense Armando Nogueira, para o prefeito Bira Vasconcelos é a conclusão de mais uma etapa do processo de mudança que Xapuri. “Trouxemos agora 28 famílias para se juntar com as que moram aqui, vindas de vários bairros da cidade, onde muitas delas moravam a mais de 20 anos e aceitaram sair das suas casas e vim para cá, acreditaram no nosso plano de habitação que tem apoio do Governo do Estado e agora podem ver a obra sendo concluída”. 

Para moradora Aldenira de Assis, que reside na rua principal bairro Constantino e foi contemplada com asfaltamento, calçadas e rede de esgoto, reside há dois anos e é proprietária de um estabelecimento comercial, “é maravilhoso ver o desenvolvimento chegando aqui no nosso bairro é um benefício enorme para comunidade quando era no verão era a poeira e no inverno a lama e os esgotos a céu aberto, agora isso fará parte do nosso passado”.

O asfaltamento inclui as três ruas do novo conjunto habitacional e a rua Jofre Koury principal acesso ao bairro com 820 metros de pavimentação.
Haroldo Sarkis

domingo, 21 de novembro de 2010

Prefeitura comemora o dia do Musico

A prefeitura de Xapuri através da banda de Música Dona Julia Gonçalves Passarinho e  coordenação do Programa Pro jovem Adolescente realizou neste domingo uma vasta programação em comemoração ao dia do musico que se comemora no dia 22 de novembro. A programação teve inicio ao meio onde foi oferecido um almoço aos músicos e familiares. O prefeito Bira Vasconcelos falou da importância histórica da banda de música, “Xapuri é o único município que tem uma banda de música, é um compromisso da nossa administração não deixar a banda acabar, hoje, a banda tem endereço fixo, a nossa administração construiu um prédio na rua Childerico Maciel com ambiente amplo e climatizado. Antonio Cosmo da Rocha (Magão) musico xapuriense e componente da banda de música fez um relato quanto a criação e curiosidades, “a banda  municipal foi criada em maio de 1972  tendo sua primeira apresentação no dia 20 de janeiro de 1973 nos festejos do santo padroeiro de Xapuri São Sebastião  sendo batizada no dia 22 de março aniversário de Xapuri com o nome de dona Julia Gonçalves Passarinho”. A coordenação da banda de música desenvolve junto à coordenação do Pro jovem Adolescente o projeto de Musico Aprendiz que faz parte do plano de Governo do prefeito Bira Vasconcelos. O projeto insere os jovens na banda onde recebem aulas e aprendem a tocar instrumentos. A administração prevê apresentação do projeto no Natal deste ano com uma belíssima apresentação em praça pública abrilhantando a festa  Natalina. “Estou  muito feliz em ver que os jovens estão aprendendo e esse lindo oficio, uma profissão”, e lembrou que muitos dos músicos que compõem a banda hoje começaram como alunos. Bira Vasconcelos falou também da criação de uma bolsa remunerada para inserir esses jovens na banda tendo em vista muitos músicos estarem se aposentando.
Haroldo Sarkis

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Prefeitura de Xapuri contrata pediatra e garante mais qualidade no atendimento as crianças

A prefeitura de Xapuri contratou nos últimos dias dois médicos para atenderem na rede básica de saúde do município. Um clínico geral e um pediatra estão de plantão de segunda a sexta-feira, pela manhã no centro de Saúde Dr. Felix Bestene Neto. A iniciativa é do prefeito Bira que Preocupado com a demanda infantil contactou um especialista da área para cuidar mais da saúde das crianças.  São distribuídas 46 fichas por dia no posto de saúde sendo que destas, 25 são para o médico pediatra e o restante clínico geral.

Segundo Djanete Pacheco, umas das enfermeiras do centro, a clientela triplicou após a chegada dos novos médicos. A fila de pediatria é a mais volumosa por ser o único médico da área atendendo em Xapuri. Para Jaqueline Maia, mãe de Igor de dois dias de nascido ter um médico especialista atendendo sem nenhum custo no município é uma alegria. “Esse é o meu primeiro filho, tem dois dias e é muito bom ter trago ele hoje ao pediatra, a gente se sente mais segura, é uma alegria”, afirmou.

Xapuri tem no momento 4 médicos atendendo nas unidades de saúde da família com serviços de ambulatório. A prefeitura ainda busca médicos interessados em trabalhar no município com o objetivo de melhorar ainda mais a oferta do serviço de saúde básica. As mulheres também são preocupações da administração "Todos por Xapuri" que havendo possíbilidades contratará um médico ginecologista para atender a demanda.

Fernanda Gomes- Assessoria PMX

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Começa a implantação das hortas de Produção Agroecológica Sustentável em Xapuri

O programa é do Territórios da Cidadania criado pelo Governo Federal para  valorizar e incentivar a produção agroecológica.  A parceria da prefeitura de Xapuri permitiu que o município fosse contemplado com 5 unidades do PAIS distribuídas para os pólos agroflorestais e famílias ribeirinhas. Integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, o modelo busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, diversificar a produção, utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos, alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades e produzir em harmonia com os recursos naturais. Técnicos do SEBRAE capacitaram durante uma semana produtores de Assis Brasil, Brasiléia e Xapuri. A experiência começou na residência da dona Iracilde no pólo Agroflorestal Jiquiá, em Xapuri. Ela  agradeceu o incentivo do governo em oferecer mais qualidade de vida para quem depende da produção para gerar renda e disse estar muito contente com essa novaalternativa. “Eu só tenho a agradecer o SEBRAE, a prefeitura de Xapuri e o governo federal por ter dado essa chance da gente melhorar a nossa renda e fortalecer mais a feira de produtos agrícolas que já existe em Xapuri”. A unidade conta com um galinheiro na área central, três canteiros de hortaliças localizados em volta do galinheiro, além de área para pastagem. Dessa forma, a família recebe um kit contendo todo o material, insumo e os animais necessários para a construção da unidade e também para iniciar a produção. Cada unidade atende uma família, escolhida por uma comissão formada pelas equipes técnicas. Para Bira Vasconcelos prefeito de Xapuri, o grande desafio no Acre é garantir a qualidade dos produtos. “O Acre já produz e o nosso grande desafio é dar qualidade a esta produção e gerar renda para os pequenos”. Serão implantadas até o final do ano 25 unidades do PAIS no Território do Alto Acre e Capixaba.
Fernanda Gomes

Censo indica crescimento da população xapuriense

O  IBGE realizou no ultimo dia 10 de novembro a 5ª reunião do censo 2010.  A reunião aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou com a presença de Secretários  da prefeitura, membros do conselho formado para acompanhar os trabalhos do censo e equipe de coordenação do IBGE. Os dados são do dia 04 de novembro e apontam um crescimento populacional que pode superar a estimativa de 2009 que é de 15.079 habitantes. Foram visitados até o dia 04 de novembro 5.121 domicílios contando 14.367 pessoas, sendo 7.436 homens e 6.931 mulheres. A coordenação do censo apresentou mais detalhes sobre os questionários utilizados no município e mostrou comparativos que mostram a crescente em quase todas as modalidades como construção civil, número de residências, domicilios e escolas. A Prefeitura de Xapuri que disponibilizou estrutura física para instalação do IBGE está colocando a disposição um carro para auxilio nessa reta final. “Estamos muito gratos com apoio do Prefeito Bira Vasconcelos ao nosso trabalho, estamos fazendo revisão de todas as áreas já recenseadas principalmente em domicílios fechados, com os números dos últimos dias certamente já alcançamos a estimativa de 2009 que será muito importante para o município” disse Olavo Gonçalves coordenador da subárea. O IBGE avisa as pessoas que por ventura não tenham recebido a visita dos recenseadores em sua residência que procurem o escritório do Censo na Rua Pio Nazário ao lado da Previdência Social até o dia 24 de novembro.
Haroldo Sarkis

Procon retoma o trabalho de defesa do consumidor em Xapuri



SECRETARIA MUNICIPAL DE CIDADANIA TRABALHO E BEM ESTAR SOCIAL
 
A unidade do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor – PROCON em Xapuri foi implantada no município há cerca de um ano. O atendimento foi interrompido por alguns dias para a capacitação de funcionários. O serviço já voltou à normalidade e espera pela procura do cidadão Xapuriense que se sentir lesado ou que tenha o interesse em resolver pendências como o nome no Serasa.

A função do PROCON Xapuri é atender as denúncias de consumidores que não tiveram seus direitos atendidos na compra de algum produto ou serviço de atendimento ao cliente, afirma a coordenadora no município Maria do Carmo. “Nós trabalhamos com o atendimento ao consumidor orientando sobre seus direitos e também com os fornecedores para que possam evitar reclamações. As pessoas que se sentirem lesadas dos seus direitos enquanto consumidores podem procurar a nossa unidade que a gente vai tentar solucionar o problema da melhor forma possível junto ao órgão competente”

As denúncias mais comuns em Xapuri são com relação a defeitos nos produtos de telefonia móvel, eletrodomésticos danificados por queda de energia e empréstimos em bancos.

Para formalizar qualquer denúncia o consumidor deve apresentar os documentos pessoais, notas fiscais e comprovantes de pagamento.
O PROCON fica localizado à Rua Coronel Brandão, S/N em frente ao posto de combustível. O telefone para contato é 84 12 99 15.  O atendimento é de 7:30 as 12:00 e de 14 as 17 horas. 

Fernanda Gomes, Xapuri

Transformando Xapuri na capital do conhecimento

Como transformar uma cidade inteira numa capital de conhecimento? É para responder a essa pergunta que neste fim de semana, membros do Governo do Estado do Acre junto a representantes da Universidade Nacional de Brasília e da prefeitura de Xapuri estiveram reunidos na cidade para discutir e começar um plano com um grande objetivo: transformar Xapuri na capital do conhecimento.

A meta é fazer da cidade de Xapuri um lugar de produção mundial de diálogo e construção do conhecimento e saberes em desenvolvimento humano e sustentável, além de contribuir para melhorar a realidade amazônica com base nesses princípios. "Estamos falando de uma utopia real, uma utopia que é possível construir", conta o Eufran Amaral.

Participaram da reunião, além do Secretário de Meio Ambiente, o Secretário de Ciência, Desenvolvimento e Tecnologia do Acre, César Dotto, Secretário de Extrativismo e Produção Familiar, Nilton Cosson, Secretário de Governo, Fábio Vaz, Presidente do Imac, Cleísa Cartaxo, Secretário de Gestão Administrativa, Mâncio Cordeiro, o diretor-executivo do ProAcre, Anderson Mariano, e o Secretário de Floresta, Carlos Rezende.

Junto ao prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, eles formam a equipe de governo que vai participar do curso de especialização oferecido pela UNB. Os envolvidos no projeto participarão de três encontros, até dezembro, onde criarão o projeto executivo que deve durar cinco anos, trabalhando em uma rede de colaboração para o projeto Xapuri - Capital do Conhecimento.

"Já estamos trabalhando há mais de um ano nesse projeto para transformar Xapuri num centro de conhecimento. Estaremos reunindo várias instituições e instalando até o final do ano um escritório do Catie em Xapuri", conta Eufran Amaral. O Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino da Costa Rica (Catie) virá integrar o conhecimento em prol do desenvolvimento sustentável.

Alguns passos já foram dados nessa grande e importante iniciativa. O Catie, por exemplo, vai se estabelecer no Acre, formando uma capacidade de recursos humanos para os próximos anos. As articulações iniciais também já envolveram a Embrapa, a Universidade Federal do Acre e a Universidade de Campinas.

"Nós, juntamente com o Governo do Estado do Acre, fizemos essa proposta de transformar Xapuri na capital do conhecimento. E a ideia é que nossos alunos após o Ensino Médio tenham novas oportunidades", conta o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos. "A qualidade da educação é essencial para que o jovem seja preparado para o mercado de trabalho", ressalta o prefeito.

A cidade do conhecimento também contempla em seu projeto inicial a ideia de uma gestão participativa, com um fórum de diálogo criado com representantes da sociedade civil, empresários e representantes do governo.

O professor da UNB, Thomas Ludewigs, participou do encontro. "Estamos muito feliz que o governo tenha nos convidado. Não é uma consultoria, é uma parceria. Achamos que Xapuri, pelo seu histórico, na sua importância de criação de reservas extrativistas e seu posicionamento estratégico, perto da Bolívia e do Peru, tem tudo para ser um grande projeto, atraindo investimento e tecnologia", avaliou.

O projeto Xapuri - Capital do Conhecimento já conta com a parceria do Catie, Embrapa, Ufac, Agência de Cooperação Técnica Alemã e a Universidade Federal de Viçosa. A ideia é que a cada ano mais instituições sejam agregadas e mais conhecimento seja adquirido e repassado.
Agência de Notícias do Acre

Eletroacre trabalha para normalizar o fornecimento de energia em Xapuri

Devido às constantes faltas de energia elétrica no município, o prefeito Bira Vasconcelos convocou o diretor presidente da Eletroacre Celso Mateus para dá esclarecimentos em uma reunião que aconteceu na ultima sexta-feira dia 05 de novembro que contou com a presença da equipe de Secretários da prefeitura, dos vereadores, representantes do conselho de administração participativo e presidentes de bairros.
 
O diretor presidente fez um breve levantamento do trabalho da Eletroacre no Estado e em especial em Xapuri e ressaltou o crescimento da oferta de energia elétrica as famílias que nos últimos 5 anos passou de 4.000 km para 14.000 km de rede levando energia elétrica através do programa Luz para Todos para mais de 700.000 pessoas. Quanto aos problemas em Xapuri, foi montada uma equipe que já está trabalhando e nos próximos 30 dias normalizará a situação com poda de árvores sobre a rede na zona rural com abertura de faixa e em especial na zona urbana, ”estamos montando uma blindagem para garantir energia na cidade” referindo-se a instalação de religadores para que um problema ocorrido na zona rural não venha a interromper o fornecimento na cidade.
 
Outro problema enfrentado é a comunicação entre as equipes quando se deslocam para revisar uma rede na estrada ou em ramais, a Eletroacre já adquiriu telefones via satélite que diminuirá o tempo de interrupção na energia uma vez que são longos trechos de rede onde não funcionam telefones facilitando na comunicação entre as equipes e a religação na substação além do reforço das equipes que hoje trabalham 24 horas. Celso Mateus falou da construção de uma substação no entroncamento onde a Eletroacre já adquiriu a área de terra e licença ambiental para iniciar as obras.
 
“O Prefeito Bira Vasconcelos tem papel fundamental na aceleração da construção dessa obra que custará em torno de nove milhões de reais, a meta era a construção nos próximos cinco anos e agora vamos correr para entregar nos próximos dois anos” disse Celso Mateus. Após rodada de perguntas e respostas o prefeito Bira Vasconcelos encerou a reunião agradecendo a vinda do presidente da Eletroacre ao município e o empenho para resolução do problema.
 
Quanto aos prejuízos materiais os munícipes podem procurar o Procom em Xapuri que funciona na Secretaria de Ação Social ou a própria Eletroacre.
Haroldo Sarkis